Unidades de Conservação são estratégias de proteção do bioma Caatinga

O IMA/AL investe na criação das áreas legalmente protegidas como forma de aliar desenvolvimento com manutenção de remanescentes florestais

29/04/2020 11:45

A- A+

Ascom IMA

compartilhar:

A Caatinga é um bioma típico do semiárido nordestino e sua preservação é de extrema importância para fauna, flora e a população que vive na região. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) tem trabalhado na manutenção desses lugares, com a criação de Unidades de Conservação (UC).

Alagoas possui 88 Unidades de Conservação, dentre elas nove estão na Caatinga. Sendo uma criada em âmbito federal, sete em âmbito estadual e uma em âmbito municipal, entre elas cinco são Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).

O IMA, por meio da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc), continua elaborando propostas para que esse número aumente e mais áreas se transformem em UC, garantindo a proteção do bioma.

Novas Unidades de Conservação

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Caiçara, é uma das Unidades propostas. Abrange parcialmente cinco municípios localizados na mesorregião do Sertão: Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco e Canapi.

Alex Nazário,  geógrafo e técnico ambiental do Instituto, explica que a Serra da Caiçara consegue absorver uma grande quantidade de água, mantendo fontes, poços e riachos temporários. Também devido a altitude, é possível encontrar vegetação de outros Biomas. Sendo uma área muito significativa para a conservação da biodiversidade regional.

“Foram vários anos, o IMA com esforços para realizar expedições e pesquisas. Em 2016 foi dado início e entre os anos de 2017 e 2018 realizamos consulta pública, que é apresentar a proposta à população dos municípios e ouvir também as sugestões”, relata Alex.

O Clima semiárido ocupa cerca de 44% do território de alagoano, com isso é comum observar fauna e flora típicos da Caatinga. Além de árvores conhecidas popularmente, como Catingueiras, juremas, braúnas e juazeiros, a Serra da Caiçara abriga sítios arqueológicos e paleontológicos.

“É de extrema importância reconhecer esses lugares para justamente disciplinar o uso do solo, dos sítios arqueológicos e paleontológicos, garantindo a proteção de ecossistemas da Caatinga”, esclarece o geógrafo e técnico ambiental do IMA.

O intuito de criação das Unidades de Conservação é garantir que haja o desenvolvimento regional observando a proteção dos remanescentes florestais, de forma a estabelecer um modo equilibrado de utilização dos recursos naturais, conforme o que é estabelecido pela legislação ambiental específica.

Texto de Dálet Vieira

Primeira Edição © 2011