IMA impede transporte de toras de madeira nativa

Órgão ambiental também encontrou um forno para produção ilegal de carvão

29/04/2020 11:37

A- A+

Ascom IMA

compartilhar:

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) flagrou a extração nativa de madeira nativa no município de Santana do Ipanema na última quinta-feira (23). A ação foi motivada por denúncia da população. Também foi encontrado no local um forno para produção ilegal de carvão. A atuação do órgão ambiental foi pontual e incisiva em impedir o transporte das toras já enfileiradas. 

O crime ambiental era praticado numa propriedade particular do Sítio Água Fria. O responsável foi identificado e autuado em R$ 13.485 pelas infrações de supressão de madeira nativa e produção de carvão. 

A equipe de fiscalização do Instituto encontrou árvores recém cortadas, em sua maioria angico. A espécie nativa desempenha importante papel nos biomas da América tropical. Ela é classificada no grupo ecológico de pioneiras: árvores que crescem mais rápido e fazem sombra, criando condições para espécies que levam mais tempo para se desenvolver, como o jatobá. 

 IMA Denuncie 

A fiscalização do IMA continua operando como serviço essencial do Estado durante o período de isolamento social em prevenção da contaminação do covid-19. As ações do órgão ambiental estão sendo executadas sob regime de plantão, atendendo denúncias enviadas pela população. 

O aplicativo IMA Denuncie registrou cerca de 1.200 ocorrências em 2019 e continua aceitando denúncias durante a quarentena. 

A ferramenta pública e gratuita permite o envio anônimo de informações sobre casos de infrações ambientais. É essencial fornecer detalhes, imagens e a geolocalização exata da ocorrência. 

Baixe o gratuitamente o aplicativo IMA Denuncie para Android e iOS no endereço http://ima.al.gov.br/appdenuncia/

Texto de Janderson Oliveira 

Primeira Edição © 2011