Só há um meio de derrotar o vírus da morte

23/03/2020 19:34

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Cientificamente falando, a Covid-19 é uma gripe. O que a difere das gripes sazonais, da própria Influenza, é a agressividade com que o novo coronavírus ataca o sistema respiratório, além, como já constatado, da velocidade de seu contágio.

Gripes, agressivas, já mataram milhões. A espanhola, de 1918, matou entre 17 milhões e 100 milhões no mundo inteiro. A humanidade também pagou caro com a gripe suína e com a gripe aviária. E o fato é que os vírus gripais vão mudando e ganhando mais resistência, mais condição de sobrevivência.

A Covid-19 (nome atribuído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com sentido de Co, de corona, Vi, de vírus e D de disease, palavra inglesa que significa doença, acrescido de 19, alusão ao ano de seu surgimento 2019 ) vai matar dezenas de milhares pela sua abrangência, mas vai passar e deixar mais uma lição: os países devem dispor de estruturas médicas e hospitalares para esse tipo de guerra biológica. Prevenir e não remediar...

Vacina só vem depois, mas hospitais dotados de entubadores e respiradores salvam vidas, poupam os doentes mais greves que precisam de tratamento intensivo em UTIs. Tigres asiáticos se prepararam desde os tempos da gripe aviária da Coreia do Sul. Agora, se saíram bem, debelaram o surto da Covid-19 em questão de semanas. Dez para Singapura, Hong-Kong, Taiwan e a própria Coreia. A China, infelizmente, não está nesse elenco.

O corona atual é um vírus respiratório, por isso ataca mais os idosos. São pessoas que a respiração já frágil e vulnerável. Daí a necessidade de mais proteção para esse segmento. Nas crianças e jovens a doença é quase assintomática.

Agora, sem antídoto e sem vacina (ao menos até o momento) a defesa contra o coronavírus é única e consiste no isolamento social. A quarentena, que tem esse nome, mas não dura 40 dias, é o remédio simples e eficaz. Se o Ocidente tivesse, sem perda de tempo, adotado o isolamento imposto nos países asiáticos, o quadro na Europa não estaria tão dramático.

O Brasil deveria se precaver não olhando para a China pós-epidemia, mas para a Itália parcialmente dizimada pela implacável Covid-19. Aqui, infelizmente, a tempestade viral está apenas começando...

 

RENAN FILHO RESPONDE À COVID-19 COM RAPIDEZ

Encarando a pandemia com a devida seriedade, Renan Filho usou toda agilidade possível na adoção de medidas contra o avanço da Covid-19 em Alagoas. Alguns governadores, como Wilson Witzel, do Rio de Janeiro foram mais flexíveis. Outros, como Ronaldo Caiado, de Goiás, agiram com rapidez e rigor Em caso de pandemia, não existe medida severa; existe medida necessária.

 

A FÓRMULA PARA EVITAR O CORONAVÍRUS

Por mais que alguns resistam, o fato científico é que, sem vacina e sem medicamento, o coronavírus só pode ser evitado por meio do isolamento social. É muito simples entender: com as ruas desertas, ninguém transmite e ninguém recebe o vírus da Covid-19. E isso tem que ser radical. A explosão de casos e mortes na Itália dá a ideia exata do que pode acontecer em outros países.

 

PRESIDENTE CHAMA CORONA DE ‘VÍRUS CHINÊS’...

O Dudu Bolsonaro poderia ter evitado culpar a China pelo coronavírus, mas o tigre asiático tem, sim, culpa em cartório. Primeiro porque agiu tardiamente para conter o surto; depois, por reprimir o médico que descobriu o novo vírus e, ainda, por tentar negar sua morte dias depois. A propósito, vale lembrar que o presidente Trump chama a Covid-19 de ‘vírus chinês’.

 

MARCELO MANTÉM ASSEMBLEIA FUNCIONANDO

Ante o avanço do coronavírus, o deputado Marcelo Victor restringiu o acesso do público e manteve a Assembleia Legislativa funcionando, com sessões ordinárias na manhã das terças-feiras. O presidente diz que o Legislativo vai continuar fiscalizando, cumprindo seu papel institucional. E, claro, debatendo e, quando preciso, aprovando ações do governo para proteger a população alagoana dos efeitos da pandemia.

 

O ANTAGONISTA SE VIRA CONTRA BOLSONARO

Não escapa ninguém. O Antagonista, que se recusou a marchar com a mídia tradicional na orquestração contra Jair Bolsonaro, acaba de entregar os pontos. Aliou-se ao Grupo Globo e, agora, negando a postura independente adotada ao longo de 2019, passou a atacar e expor o presidente e seu governo. Conclusão: ninguém faz nada por de graça, por simples patriotismo...

 

PROVOCADO, TRUMP SÓ ELOGIA BOLSONARO

Na entrevista em que Donald Trump anunciou o uso positivo da cloroquina contra a Covid-19, repórteres (não deu para ver se da Globo, Folha ou Estadão) tentaram jogar o presidente dos EUA contra Bolsonaro. Perguntaram até como tinha visto a presença de Bolsonaro numa manifestação. Trump, contudo, só elogiou Bolsonaro: “Ele vem fazendo um grande trabalho, ele é popular e amado pelo povo”.

 

QUEM QUER MOURÃO NO LUGAR DO CAPITÃO?

Janaína Paschoal, signatária do pedido de impeachment de Dilma, pede que Bolsonaro deixe o governo e passe o cargo ao vice Hamilton Mourão. A oposição gostou da virada da hoje deputada estadual por SP, mas só torce pelo desgaste do Capitão. Nada de destituí-lo. Mourão é Mourão, outro cérebro, outra cabeça.

 

Primeira Edição © 2011