Guarda Municipal de Maceió comemora 31 anos domingo

27/12/2019 13:23

A- A+

Ascom Semscs

compartilhar:

Uma programação especial foi preparada pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) para celebrar o aniversário da Guarda Municipal de Maceió. Na segunda-feira (30), às 8h30, na sede da Guarda, bairro do Vergel, a Banda de Música vai apresentar um repertório especial e serão realizadas homenagens a integrantes da corporação.

A data do aniversário da Guarda é 29 de dezembro. São 31 anos de criação (Lei nº 3.823, de 29/12/1988) e 30 desde a sua implantação (Lei nº 3.961, de 29/12/1989), durante a gestão do então prefeito Guilherme Palmeira. Desde o ano de 2017 foi integrada à Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), onde continua desenvolvendo ações preventivas de proteção do cidadão e do patrimônio público pautada na filosofia da segurança comunitária.

“Em 2019 a Guarda Municipal alcançou conquistas históricas. Vamos dar continuidade ao que vem dando certo e estamos trabalhando para conquistar outros avanços em aquisição de equipamentos e cursos de atualização e formação para nossos guardas”, destaca o secretário Enio Bolivar.

Entre as conquistas, destacam-se: a implantação do Serviço Indenizado de Adesão Voluntária (Siav), do recebimento da verba de fardamento para os guardas e do porte de arma de fogo para os GMs que passaram por capacitação específica. A Guarda faz rondas nos postos de saúde, escolas, parques municipais e outros equipamentos públicos, e está presente em ações integradas com o Convívio Social, bem como outros órgãos públicos.

Além da presença ostensiva, a relação de proximidade com a população pode ser vista, por exemplo, no Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua (GPOP); e na Bike Patrulha, criada para atuar na orla marítima na defesa do patrimônio público e prestar assistência ao turista e ao maceioense e que também auxilia na contenção de situações como roubos, agressões, acidentes e até em casos de crianças que se perdem dos pais..

O Guarda Faz Escola é um projeto social criado no ano de 2010 como uma ação do Plano Maceió Segura. Atualmente, conta com a parceria de outros órgãos municipais, como a Secretaria de Educação (Semed). Desde que a parceria foi firmada entre as duas secretarias, já foram atendidas cerca de 75 escolas e milhares de crianças que – de forma lúdica – aprendem noções de cidadania. A Banda da Guarda Municipal de Maceió também é importante elemento de aproximação com a comunidade. Após dois anos de sua reativação, a popularidade é crescente e, neste ano, foram realizadas mais de 70 apresentações em eventos promovidos pelos órgãos públicos e diversas comunidades.

O incentivo aos guardas atletas e aos projetos esportivos e sociais aproxima a corporação e a sociedade. Além de exercitar o corpo e a mente dos agentes, muitos deles têm participado e conquistado bons resultados e pódios em competições nacionais e internacionais. E, ainda, existem os projetos Guardas Nadadores e Guarda Ativa, que abrange gratuitamente membros da Guarda Municipal, da comunidade em geral e das forças de segurança pública. Destaque também para a parceria com o Clube Cândido de Judô – fundado em 1996 e que passou a ser fomentado na Guarda Municipal desde 2010.

Primeira Edição © 2011