Centro inaugurado em Foz do Iguaçu vai combater crimes de fronteira

Centro é apontado pelo ministério como “estratégico” no enfrentamento ao crime organizado

16/12/2019 17:37

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

O Ministério da Justiça e Segurança Pública inaugurou hoje (16), em Foz do Iguaçu (PR), o Centro Integrado de Operações de Fronteira (Ciof). Construído com o apoio da empresa binacional Itaipu e do governo do Paraná, o centro é apontado pelo ministério como “estratégico” no enfrentamento ao crime organizado, principalmente na luta contra os ilícitos transfronteiriços, como o tráfico de drogas e armas, o financiamento ao terrorismo e a lavagem de dinheiro.

Além de fortalecer a vigilância em uma das principais áreas de importação e exportação do país, na fronteira com o Paraguai e a Argentina, o Ciof vai coordenar os esforços de investigação e combate ao crime organizado dos vários órgãos participantes, que compartilharão informações mais rapidamente. Os órgãos que participam da iniciativa são: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Inteligência, Ministério da Defesa, Unidade de Inteligência Financeira (o antigo Coaf), Receita Federal, Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica internacional e o Departamento Nacional Penitenciário, entre outros.

A expectativa é de que, a exemplo dos três centros integrados de inteligência de Segurança Pública inaugurados nos últimos meses nas regiões Nordeste, Sul e Norte, e do centro nacional em funcionamento desde agosto, o Ciof permita uma maior integração entre os agentes de segurança dos órgãos participantes e forças de policiamento.

O centro inaugurado hoje ocupará uma área de 600 metros quadrados no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, funcionará como uma espécie de escritório de comando e controle para as operações ostensivas, integrando agentes dos órgãos e agências participantes.

“Não é um centro para servir a Foz do Iguaçu, embora, evidentemente, vai trabalhar e melhorar o contexto de segurança pública e Justiça da cidade, mas servirá à segurança do país inteiro já que, muitas vezes, pessoas mal intencionadas e criminosos utilizam a região para passar drogas e armas para o país inteiro”, acrescentou Moro, explicando que o centro integrado de Foz do Iguaçu é um projeto modelo que poderá ser expandido para outras localidades “no futuro”.

Nos vários eventos públicos de que participa, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, tem destacado a importância da integração entre as forças federais, estaduais e municipais. Na última sexta-feira, ao participar da cerimônia de inauguração do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Norte (CIISPR-Norte), em Manaus, Moro enfatizou que a associação dos esforços antes isolados permite o compartilhamento de banco de dados, de inteligência, para permitir um diagnóstico mais preciso das necessidades de Justiça e de Segurança Pública locais.

Hoje, em Foz do Iguaçu, Moro explicou que o Ciof é semelhante ao modelo de escritórios norte-americanos de monitoramento e que foi instalado em local estratégico, em razão da Tríplice Fronteira. "É como se houvesse uma força-tarefa permanente, com o objetivo de prevenir e reprimir os crimes de fronteira. Por isso, a localização estratégica em Itaipu.”

De acordo com o ministro, a tendência para o futuro é que esses centros também contem com representantes de países que fazem fronteira com o Brasil: "A tendência, no futuro, é buscarmos também representantes dos países que fazem fronteira para atuarem no centro integrado."

Além do ministro Sergio Moro, participaram da cerimônia de inauguração do centro integrado o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e outras autoridades.

Primeira Edição © 2011