Quase 800 procedimentos são agendados durante o Mutirão de Cirurgias

10/12/2019 15:51

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Nos quatro dias da primeira edição do Mutirão de Cirurgias Eletivas, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) no bairro Benedito Bentes, em Maceió, foram agendadas 798 cirurgias. Entre a quinta-feira (5) e o domingo (8) foram realizados exames e consultas de triagem pré-operatórios.

O secretário de Saúde, Alexandre Ayres, avaliou o balanço do atendimento como positivo. Segundo ele, a procura ficou acima da expectativa para a primeira edição do programa, que aconteceu na parte alta da capital com toda estrutura necessária para a realização das consultas e dos exames pré-operatórios.

“A demanda foi grande, mas o esforço dos dedicados profissionais da Sesau fez com que tudo fosse realizado de forma eficaz: a triagem dos pacientes para procedimentos cirúrgicos de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, retirada de mioma e pedra na vesícula”, avaliou o secretário.

A assessora técnica da Sesau, Geonice Peixoto, informou que a maior parte das cirurgias agendadas foi de mulheres, com 579 procedimentos marcados. “As cirurgias estão sendo realizadas no Hospital da Mulher esta terça-feira (10), com procedimentos já marcados até o dia 2 de fevereiro de 2020”, explicou.

Ela reforçou a importância do mutirão como um esforço para diminuição da fila de espera por cirurgias em Alagoas. “A procura foi maior do que o esperado, mas conseguimos atender a todos, assegurando a redução do número de usuários que aguardam por cirurgias eletivas por meio do SUS”, ressaltou.

Mutirão no Vergel – A segunda etapa do mutirão de triagem para agendamento de cirurgias eletivas será no bairro Vergel do Lago, na parte baixa Maceió, nos dias 19, 20 e 21 deste mês. Toda a estrutura do programa, a exemplo do que ocorreu no Benedito Bentes, funcionará no Papódromo, na Avenida Rui Palmeira.  

“Serão realizadas as mesmas atividades que foram realizadas no Benedito Bentes, com consultas, exames pré-operatórios e agendamento de cirurgias”, destacou Geonice Peixoto.

A assessora técnica da Sesau reforçou que, durante as novas edições do mutirão de triagem, as pessoas não precisam dormir na fila para assegurar o atendimento. “Temos uma equipe preparada e comprometida para atender a todos com responsabilidade e ética”, destacou.

Documentos – Para ter acesso aos serviços é necessário portar RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. É importante, também, estar em jejum para a realização dos exames pré-operatórios.

Da mesma forma que ocorreu no Benedito Bentes, serão agendados procedimentos cirúrgicos de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, histerectomia (para casos de mioma) e colocistecmomia (pedra na vesícula). No caso de crianças de 4 a 13 anos, serão marcadas cirurgias de hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica). Para mais informações ligar para o número (82) 3315-1503. 

Primeira Edição © 2011