Aedes aegypti: coleta de pneus reforça ação preventiva

Campanha se destina a fazer coleta para impedir a procriação

05/12/2019 17:26

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Agentes de endemias da Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificaram nesta quinta-feira (5) o trabalho rotineiro de coleta de pneus inservíveis. A intensificação da  coleta prossegue nesta sexta-feira (6) e marca a passagem da Semana Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti em Maceió.

Criada pelo Governo Federal, a Semana de Enfrentamento é coordenada em Alagoas pela Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semarh), em parceria com a Defesa Civil Estadual. Na capital alagoana, a ação reúne equipes da SMS, da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), da Slum, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o objetivo de conscientizar a população e combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“A campanha se destina a fazer a coleta mecânica de pneus para impedir a procriação do mosquito transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya, dando a destinação ambientalmente correta a esse material e estimulando a conscientização ecológica junto à população e aos responsáveis pelas borracharias”, afirmou a gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico.

Durante toda esta quinta-feira, as equipes percorreram borracharias e locais de descarte mapeados pelo município em toda a cidade. Até o final da tarde desta sexta-feira (06), deverão ser visitados 79 locais, tanto na parte alta quanto na parte baixa da cidade, abrangendo os oito Distritos Sanitários de Maceió.

“Só em quatro borracharias que inspecionamos hoje de manhã, na área do Jacintinho, foram recolhidos cerca de 120 pneus que faziam parte do estoque de reaproveitamento, revendidos para outras utilizações, a exemplo das atividades com carroças. Procuramos eliminar essas situações, pois além do mosquito, o pneu pode servir de abrigo para ratos, cobras, escorpiões e outras espécies que ameaçam a saúde da população”, reforçou o supervisor geral do 5º DS I, Paulo Fernando Batista.

Na atividade, os supervisores de campo e agentes de endemias buscam, ainda, conscientizar os responsáveis pelas borracharias sobre as punições previstas na legislação referente à questão e incentivam a população a denunciar locais de descarte irregular junto ao Disque Dengue, através do telefone (82) 3221-2523, ressaltando a importância da participação de cada um para solucionar a questão.

Os pneus coletados serão encaminhados à Borracharia do Van, localizada no bairro da Chã da Jaqueira, no Tabuleiro. O estabelecimento é licenciado em Maceió pela empresa Reciclanip. Considerada uma das maiores indústrias de reciclagem do país, a Reciclanip atua na destinação adequada deste tipo de resíduo por meio da logística reversa, reutilizando o material para a fabricação de manta asfáltica.

Primeira Edição © 2011