Maceió participa de reunião do Conselho Nacional de Turismo

04/12/2019 18:45

A- A+

Ascom Semtel

compartilhar:

O titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, participou, nessa terça-feira (3), da 55ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Turismo (CNJ), realizada durante a 1ª Semana Nacional do Turismo, em Belo Horizonte (MG). Como presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Nacionais de Turismo (Anseditur), que tem assento no conselho, o secretário representou Maceió no encontro que reuniu gestores estaduais e de municípios turísticos, representantes do Ministério do Turismo (MTur), trade turístico e organizações internacionais.

A reunião teve como pautas principais o balanço dos avanços do setor neste ano e as expectativas, ações e projetos para 2020. “É um momento muito importante, de avaliação do setor e planejamento de novas metas junto ao governo federal. Ter a oportunidade de inserir o destino Maceió, bem como outros municípios turísticos, nas discussões do setor em âmbito nacional e contribuir diretamente para ações integradas de desenvolvimento do turismo é fundamental para fortalecer a participação das instâncias municipais nas decisões nacionais e o alinhamento de ações e projetos da Prefeitura de Maceió com as diretrizes federais”, avaliou Galvão.

De acordo com o secretário, o encontro discutiu pautas atuais do turismo nacional, a exemplo da continuidade de investimento na expansão da malha aérea e abertura do capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. “Foi o momento de discutir avanços em relação à diminuição de custos e burocracia para a instalação de novas companhias aéreas e aumento da conectividade, à lei complementar 461/2017, que altera as regras do Imposto Sobre Serviços (ISS) para uma melhor arrecadação municipal, maior participação dos municípios nos recursos federais, gestão descentralizada do turismo, entre outros assuntos de interesse das instâncias municipais, estaduais e federais ligadas ao setor”, apontou.

O balanço das ações e metas para o ano que vem foram apresentados pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto. O encontro também contou com a participação do do secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos, que falou dos programas, projetos, novidades e ações do Governo Federal voltadas para o setor. Também estavam presentes os representantes de entidades que compõem o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

Maceió preside entidade nacional

A Anseditur representa mais de 3800 municípios turísticos brasileiros e é responsável pela articulação das demandas e políticas públicas municipais junto ao Governo Federal. O Destino Maceió assume posição de destaque na associação, uma vez que o titular da Semtel é o presidente da entidade, que tem assento no CNT.

Composto por representantes do governo federal e por entidades dos diversos segmentos relacionados à atividade turística, o Conselho Nacional de Turismo tem como finalidade assessorar o ministro do Turismo na formulação e na aplicação da Política Nacional de Turismo.

Primeira Edição © 2011