Maceió implanta novo sistema de gestão financeira

28/11/2019 16:07

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Economia, está implantando um novo sistema de gestão financeira, que vai concentrar todas as atividades ligadas a esta área.

Cedido mediante parceria firmada com governo do estado de Santa Catarina, o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF)  é uma ferramenta que proporciona subsídios tecnológicos para o processo do planejamento e da execução orçamentária e financeira, da contabilidade, do controle da despesa e da dívida pública.

Integração

O programa de gestão abrange as áreas de planejamento (PPA, LDO e LOA), orçamento, financeira, contábil, de arrecadação, contratos, de captação de recursos, entre outras. Além disso, integrará o setor de Recursos com execução centralizada ou descentralizada dos procedimentos de bloqueio, empenhamento, liquidação e pagamento das despesas de pessoal.

Valdo França, secretário-adjunto de Administração Tributária da Secretaria Municipal de Economia, destacou as vantagens do SIGEF para a administração dos recursos públicos municipais. Segundo ele, “o novo sistema agilizará os tramites da gestão financeira do município, facilitará a comunicação entre os diversos setores envolvidos no processo e trará mais segurança nas operações”.

Segurança

O SIGEF é um sistema seguro. Usuários internos e externos são cadastrados e habilitados com registro das ações do usuário no Log de Acesso e Módulo de Aviso que funciona como um comunicador interno. O sistema também segue às Normas Brasileiras de Contabilidade aplicada ao Setor Público (NBC TSP) 01 a 05 já vigentes; 06 a 15 vigentes a partir de 2019; 16 a 21 vigentes a partir de 2021.

Implantação

O SIGEF começa a funcionar integralmente em janeiro do próximo ano, mas já vêm sendo apresentadas e testadas algumas funcionalidades do programa. Desde o início da semana e até esta sexta-feira (29), servidores da Semec e de outros órgãos passam por treinamento para o efetivo uso do novo sistema.

São ao todo 30 horas de capacitação, em que os usuários aprendem na prática o passo a passo dos procedimentos aplicáveis ao sistema.

Primeira Edição © 2011