Reunião do Gefin reúne principais nomes das finanças públicas

25/11/2019 13:05

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Lideranças fazendárias de todo o país, reuniram-se em Maceió nos dias 20 e 22 deste mês, durante a 62ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), que foi organizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL). As reuniões e grupos de trabalho foram realizados no Maceió Atlantic Suites.

O intuito do encontro foi promover a política de mútua colaboração, disponibilizando dados e informações sobre procedimentos adotados e sistemas desenvolvidos, pertinentes à área de finanças de todos os estados. Desta forma, é possível uniformizar medidas e implementar soluções para problemas comuns às unidades federadas.

“Foram muitos temas importantes tratados, desde questões de dívidas de governo subnacionais como também de sustentabilidade fiscal, passando pela análise dos grandes projetos e PEC’s [Projeto de Emenda Constitucional] propostos pelo governo federal”, explica a presidente do Gefin, Célia Carvalho.

Vinte e quatro estados estiveram presentes nesses três dias, contribuindo para fortalecer este momento importante para Alagoas, que tem se destacado mais uma vez no cenário de debates econômicos nacionais e internacionais.

Vale ressaltar que, também esta semana, Maceió sediou a VII edição do Fórum de Coordenação Intergovernamental de Orçamento e Finanças dos Países Ibero-Americanos, que aconteceu pela primeira vez em um estado do Nordeste e pela segunda vez no Brasil.

Sobre o Gefin

Trata-se de um dos principais órgãos de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), sendo responsável pelo acompanhamento das questões fiscais e financeiras de ordem nacional, com impacto nas finanças dos estados federados. O grupo é integrado por Subsecretários, Contadores Gerais e Assessores de Secretarias de Fazenda e de Finanças dos 26 Estados do Brasil e do Distrito Federal.

Primeira Edição © 2011