Novembro Azul: homens têm dia de prevenção e cuidados

24/11/2019 17:07

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Marcos José Batista teve, na manhã deste sábado (23), uma programação diferente da que costuma ter neste dia da semana. Em vez de descansar e cuidar das coisas de casa, ele participou de uma ação para prevenção ao câncer de próstata e cuidado integral na Unidade de Saúde da Família (USF) Dídimo Otto Kummer, no Benedito Bentes.

“Eu sempre cuido da minha saúde. Essa semana mesmo eu fui pro meu cardiologista e também já fiz o exame de próstata, minha esposa e os amigos ficaram brincando, mas não é nada demais, o importante é cuidar da saúde”, frisou.

O pescador aposentado é um dos usuários que estiveram presentes em uma das 20 unidades de saúde que abriram com oferta de vários serviços, como atendimento médico, enfermagem, nutrição, odontologia, psicologia, testes rápidos para detecção de HIV, Aids e Hepatites Virais, atualização da caderneta de vacina, palestras sobre câncer de próstata e de pênis e orientações gerais sobre cuidados integrais com a saúde.

Os pacientes que apresentaram necessidades foram encaminhados para urologistas e demais especialidades. Na unidade, a ação ainda contou com a presença da drag queen Paty Maionese, jogos, bingo e lanches, cortes de cabelo e barba.

Leila Marcolino, gerente da USF, destacou a adesão dos homens da comunidade na ação. “Hoje é o Dia D, mas os trabalhos e os serviços ofertados aconteceram todo o mês. Desde o dia 1° já preparamos tudo para que eles se sintam realmente acolhidos na unidade, com a atenção voltada para a conscientização do homem se cuidar. A adesão está ótima e nós fizemos essa busca ativa junto aos nossos agentes”.

A gerente agradeceu ainda a dedicação da equipe em proporcionar um dia festivo e de cuidados aos usuários. “Nós buscamos trazer vários atrativos para trazer esse público pra unidade com um dia diferenciado”.

O psicólogo Luciano Bueno explicou a importância de acolher os usuários e abordar a temática da saúde com essa população.

“É uma oportunidade que a gente tem de conscientizar a população masculina desse autocuidado, para que ele possa prestar atenção nas alterações e procurar um serviço de saúde. E o Dia D vem para produzir essa memória de cuidado, e a gente faz algo que é interessante com o objetivo de que ele possa estar ocupando esse lugar, isso vire um hábito e ele passe a frequentar mais a unidade. De forma geral, isso é o SUS que a gente defende. Esse sistema que é acolhedor e humanizado e isso é o que a gente pratica todo dia”, relatou.

Para Camila Calaça, coordenadora de Atenção à Saúde do Homem da SMS, os eventos desenvolvidos durante todo o mês mostram o empenho da SMS em buscar esse paciente e ofertar prevenção.

“É um novembro azul repleto de ações, porque a secretaria teve uma preocupação muito grande em atender a esse público, não só nas unidades, mas também no centro da cidade e com palestras e serviços em várias empresas. Fizemos um trabalho bastante amplo, com uma programação completa. E hoje não é só cuidar da saúde, é um dia diferenciado e de lazer”.

Primeira Edição © 2011