Corrida Rosa e Dia das Crianças se destacam

Final de semana foi de muita movimentação em Maceió

13/10/2019 14:05

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Sorrisos, cores, alegria e muito autocuidado. A Corrida Rosa levou mais de mil pessoas a orla da Pajuçara nestse sábado (12). Com percurso de 5 quilômetros, começando na Praça Multieventos, a ação é organizada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), e faz parte da programação da Campanha Maceió Rosa.

O objetivo da corrida é conscientizar as mulheres para o autoexame e o combate ao câncer de mama. Como fortalece a dona de casa Ana Cristina Vieira, que participou pela primeira vez da ação. “Campanhas como essa contribuem muito para ajudar as pessoas a se cuidarem. É muito bom ajudar o próximo chamando atenção para a saúde”, disse. Ela tem 49 anos e há nove teve leucemia. “O meu câncer foi diferente, mas sei o que as mulheres com câncer de mama passam. É difícil. Por isso, espaços como esse são fundamentais. É muito bom correr e se sentir viva”, finalizou.

Esta é a quinta edição da Corrida Rosa e o prefeito Rui Palmeira reforça que a prática esportiva contribui para a saúde e o bem-estar. “Estamos todos correndo por uma causa: a prevenção do câncer de mama. Todo mundo, sobretudo as mulheres, devem se cuidar e se prevenir. É a mensagem que queremos levar, pintando a cidade de rosa. E a prevenção só é possível agregada a qualidade de vida com esportes e com boa alimentação”, destacou.

A Faculdade Estácio de Alagoas, empresa parceira do Maceió Rosa, levou uma equipe de profissionais e estudantes de Fisioterapia para a concentração da corrida, como explica Jaime Falcão, professor da área. “Nosso objetivo é fazer uma explanação para a população sobre o que a Fisioterapia aborda de prevenção a lesões. Orientamos as pessoas que sentem dores ou que tem tensões para que eles participem de práticas esportivas com alívio de dor”, explicou.

Toda renda das inscrições da corrida será revertida para o Grupo de Mama Renascer e a Casa Rosa, selecionadas por meio de edital e que participam da campanha. As duas instituições não governamentais atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama, oferecendo suporte às pacientes durante o tratamento em Maceió.

Criado em 2014, o Maceió Rosa, que faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa, tem mobilizado milhares de mulheres a fazer os exames. A primeira-dama e coordenadora da campanha, Tatiana Palmeira, fala sobre a ação. “Mais um evento do Maceió Rosa e estou muito feliz com adesão da população. Uma grande corrida para estimular o autocuidado e a prática esportiva e o estilo de vida saudável”, frisou.

Segundo Diogo Rebêlo, secretário-adjunto de Esporte e Lazer do Munícipio, promover o esporte é sempre importante, mas a Corrida Rosa tem um significado especial. “A campanha está linda e esperamos que cresça cada vez mais. Neste mês chamamos atenção para o autocuidado, mas essa é uma prática que devemos levar durante todo o ano. Ações da Prefeitura, como o programa Corre Maceió, estão aí para incentivar o maceioense a sempre se cuidar”, afirmou.

Nathalia Amorim é servidora da Procuradoria Geral do Município (PGM) e ficou em 1º lugar na categoria servidor municipal. “É uma satisfação correr por uma causa junto com os amigos, a família e os colegas de trabalho. Estou tremendo até agora de tanta felicidade. Levantar a bandeira da luta contra o câncer me dá ainda mais orgulho”, comentou.

Arena Maceió Rosa

Este ano, a Corrida Rosa foi realizada no Dia das Crianças. Por isso, a Prefeitura montou uma programação especial para os pequenos. A Arena Maceió Rosa, na Praça Multieventos, ficou tomada de crianças e pais celebrando a data. Como Pedro dos Santos, que levou o filho Pedro Henrique, de 3 anos, para brincar. “Estamos nos divertindo muito. É muito bom ter um tempo com as crianças e um espaço para lazer de forma gratuita”, disse.

Com recreadores, show de mágica, palhaços, brinquedos, cama elástica, piscina de bolinhas e tobogã, a tarde foi de muita diversão. O sábado também teve distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.

Primeira Edição © 2011