Profissionais de 14 municípios alagoanos são capacitados sobre câncer de mama

Ação foi iniciada por Coruripe e Marechal Deodoro e prossegue até o dia 29

09/10/2019 09:27

A- A+

Ascom Sesau - Al

compartilhar:

Caracterizado pela cor rosa no âmbito da saúde, o mês de outubro é destinado ao alerta às mulheres sobre o câncer de mama e de colo do útero. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está capacitado os médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica de 14 municípios alagoanos. A finalidade é reforçar a assistência às mulheres que são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), orientando-as sobre a prevenção e o diagnóstico da doença em tempo oportuno.

A informação é a principal arma para alertar sobre os dois tipos de câncer que mais acometem as mulheres. Por isso, conforme destacou Carmem Nascimento, coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Mulher, é importante capacitar os profissionais que atuam na Atenção Básica, por representar a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), e cuja atribuição é orientar as mulheres para a realização dos exames preventivos e, em caso suspeito, encaminhar as usuárias para tratamento especializado.

Dos 14 municípios contemplados pela ação, Coruripe e Marechal Deodoro já sediaram a capacitação promovida pela Sesau. Nesta quarta-feira (9) será a vez de Santana do Mundaú e Joaquim Gomes recebe a ação na quinta-feira (10). As demais capacitações acontecem em Porto Real do Colégio (14/9), Jequiá da Praia (15/9), Palmeira dos Índios (16/9), Limoeiro de Anadia (17/9), Água Branca (18/9), Jacuípe (21/9), Murici (22/9), Boca da Mata (23/9), Santa Luzia do Norte (25/9) e Traipu (29/9).

Além das capacitações, ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce irão acontecer em Maceió. A primeira vai ocorrer no dia 19, a partir das 8 horas, na praça da Faculdade, no bairro Prado, em Maceió. Quem for ao local terá a oportunidade de ter acesso a alguns serviços, como teste rápido de HIV e sífilis, exames clínicos, realização de autoexame da mama, verificação da pressão arterial, avaliação nutricional e palestras sobre a prevenção do câncer de mama e do colo uterino. E, no dia 26, será a vez da população do Benedito Bentes, na Praça Padre Cícero, próxima ao Terminal Rodoviário.

Repórter: Mônica Lima

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Primeira Edição © 2011