A programação do 5º Festal

5ª edição do Festival de Artes Cênicas de Alagoas – Festal. De 21 de setembro a 19 de outubro

12/09/2019 20:02

A- A+

Assessor de Comunicação

compartilhar:

Foi dada a largada para a 5ª edição do Festival de Artes Cênicas de Alagoas – Festal. De 21 de setembro a 19 de outubro, o festival leva espetáculos e oficinas a cinco comunidades de Maceió, com foco no incentivo à produção local e com a finalidade de disseminar a arte e a cultura para a população mais carente. A abertura do Festal será na Cidade Sorriso (Benedito Bentes 2), e passa, em ordem, por Garça Torta, Vergel do Lago, Bom Parto e pelo Centro da capital.

A programação do 5º Festal selecionou, por meio de edital, 10 espetáculos e 5 oficinas, que abraçam as mais variadas vertentes de expressão: teatro, dança, circo, performance e contação de histórias. Durante uma semana, cada comunidade receberá dois destes espetáculos, abertos ao público, e uma oficina, voltada aos moradores locais. Somam-se, ainda, ações artísticas e oficinas voluntárias e atrações folclóricas e musicais. Em sua última semana, no Centro de Maceió, em parceria com Escola Técnica de Artes da Ufal – ETA/Ufal, o Festal também dará espaço para a produção estudantil.

A variedade das atrações e a decisão de trabalhar, em 2019, com comunidades periféricas de Maceió, vem do desejo de expandir o alcance das artes cênicas em solo alagoano e também de estimular a criação e o pensamento crítico da população. O 5º Festal pretende mostrar que há múltiplas cidades dentro de uma única Maceió, e que essa diversidade sociocultural é positiva na construção de um cenário artístico mais forte.

O Festival de Artes Cênicas de Alagoas – Festal é uma iniciativa de REDE de Artes Cênicas de Alagoas, aprovada em edital pelo projeto Algás Social 2018-2019 e com patrocínio também do Sebrae. Confira, em anexo, a programação completa do 5º Festal.

PROGRAMAÇÃO FESTAL 2019 CIDADE SORRISO (Benedito Bentes 2) 21, 22, 28 E 29 DE SETEMBRO 9h às 13h – Oficina: Malabares com Bolinhas (confecção e técnicas básicas de jogo) - Henrique de Souza

Local: Sede do Coletivo Afro Dendê

21 DE SETEMBRO – SÁBADO SARAU

Local: Avenida Sorriso I (Benedito Bentes 2)

16h – Abertura oficial do Festal

16h10 – Grupo Senzala Capoeira

16H40 – História do Lar...de lá – Toni Edson (Contação de História) LIVRE / LIBRAS

17h40 – Companhia Hip Hop

18h – Coco de Roda Barreiros das Alagoas

18h30 – Coletivo afro OGBON

19h20 – In Progress – Coletivo Mambembe (Teatro) LIVRE / AD e LIBRAS

20h30 – Coletivo Afro-Caeté

21h10 – Banda Afro Dendê

21h40 – Encerramento

 

Assessor de Comunicação

Antonio Santo

Primeira Edição © 2011