Startup de Penedo é selecionada em concurso nacional do Ministério da Saúde

Uma startup de Penedo foi uma das três selecionadas em Alagoas para o Prêmio APS Forte para o SUS, do Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

03/09/2019 10:34

A- A+

Assessoria de Comunicação

compartilhar:

Startup de Penedo é selecionado em concurso nacional do Ministério da Saúde

 O projeto desenvolvido pela público-privada PGS Medical em Penedo (AL) foi um dos selecionados para a segunda etapa de um concurso realizado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Ao todo, 135 projetos foram escolhidos entre 1.294 inscritos para o Prêmio APS Forte para o SUS, voltado para iniciativas de atenção primária à saúde. 

O projeto da PGS Medical  - “Tecnologia na Saúde: facilitando o acesso e a gestão do cuidado de pessoas portadoras de doenças crônicas” - está entre os 24 selecionados na região Nordeste.

A plataforma de inteligência artificial auxilia na gestão dos atendimentos de pacientes com doenças crônicas realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Com ela, em seis meses - de setembro de 2018 a março de 2019 - a média mensal de atendimentos de pacientes assistidos, no município, caiu 90% e a média de internações caiu 66%.

Os resultados possibilitaram uma economia de 78,5% por paciente atendido. “A tecnologia permite ainda que os gestores acompanhem os resultados obtidos pelo município com a gestão de saúde”, explica o diretor da PGS Medical, Gustavo Menezes. “Isso permite um uso mais eficiente dos recursos e melhora a qualidade de vida dos pacientes atendidos.

Essa economia possibilita a realização de mais atendimentos e investimentos em outros serviços. “É uma ferramenta que todo gestor público deveria ter. A economia em saúde que obtivemos com os pacientes crônicos permitirá investimentos na atenção básica”, ressalta Marcius Beltrão, prefeito de Penedo.

Como funciona

Foi instalado, na UPA, um Centro Altamente Resolutivo (CAR) de doenças crônicas, que possibilita o controle e monitoramento de pacientes, centralizando o atendimento dos doentes crônicos. Com isso, esses pacientes não precisam mais comparecer com frequência às unidades, passaram a receber atendimento domiciliar periódico e tiveram uma melhora significativa em seu quadro de saúde, o que reduziu, também, a necessidade de internações.

A melhora na percepção de qualidade de vida dos pacientes atendidos foi de 33,3%. A redução de peso entre os pacientes atendidos, em média, foi de 3,4%, a redução da pressão arterial foi de 8%, a redução da glicemia foi de 32,02% e a redução do IMC foi de 3%.

PGS Medical

Primeira startup público privada, criada a partir da regulamentação da Lei de Inovação, com o propósito de desenvolver tecnologias e implantar novos processos na área de saúde pública no Brasil.

O objetivo é a redução do encaminhamento do paciente para tratamentos de alta e média complexidade, a integração e a análise compartilhada dos diagnósticos, melhor performance no uso de equipamentos e infraestrutura, além da prevenção substancial das doenças crônicas.

A intenção da PGS Medical agora, é levar essa tecnologia para mais municípios brasileiros.

Website: http://www.pgsmedical.com.br/

Primeira Edição © 2011