São Paulo anuncia a contratação do espanhol Juanfran

Time da capital paulista surpreendeu na última semana anunciando Juanfran após Daniel Alves

09/08/2019 17:50

A- A+

Vinícius Mendes

compartilhar:

O lateral-direito espanhol Juanfran, de 34 anos de idade e ex-Atlético de Madrid, é o mais novo reforço do São Paulo Futebol Clube. O Tricolor Paulista conta com mais essa contratação de peso para a sequência da disputa dos jogos ao vivo do Campeonato Brasileiro, após anunciar Daniel Alves, na última semana. O contrato do jogador com o São Paulo vai até o final de 2020 (dezembro), e, assim como Dani Alves, ex-Paris Saint-Germain, Juanfran havia rescindido seu contrato com a equipe espanhola do Atlético de Madrid e estava livre no mercado para assinar com outro clube. O espanhol vestirá a camisa 20 tricolor.

O anuncio veio no sábado (03) em um vídeo nas redes sociais do São Paulo, onde Juanfran se apresenta no estilo “La Casa de Papel”, exaltando a equipe tricolor e mostrando um pouco do seu desejo de atuar pelo clube paulista. Juanfran era um desejo da diretoria tricolor e, nos últimos meses, surgiu até como solução para caso o acerto com Daniel Alves não fosse concretizado. Mesmo com a contratação de Dani, a vontade do jogador espanhol em jogar pelo clube e também, a possibilidade em contar com um jogador europeu de muita experiência e conquistas, fizeram o São Paulo fechar o negócio, deixando sua marca nessa janela de transferências.

Apesar de Juanfran e Dani Alves serem da mesma posição (laterais pela direita), a comissão técnica do São Paulo vê que, Daniel Alves, também pode atual pelo meio-campo ou avançado pela linha da direita, assim, Juanfran poderia ocupar a sua posição de origem na lateral, e ambos jogarem juntos no time titular. Daniel Alves, capitão da Seleção Brasileira e novo camisa 10 do tricolor, é visto pelo clube paulista como um jogador de 36 anos que não conseguiria jogar num alto ritmo e a longo prazo, como exige o calendário do futebol ao vivo no Brasil, tendo jogos duas vezes na semana, e por isso, seria de extrema importância contar com outro atleta de peso e prestígio no elenco, além da característica defensiva dentro de campo.

Na contratação do brasileiro Daniel Alves, quem atuou como principal articulador das negociações foi o diretor de futebol do São Paulo, Raí. Já na situação de Juanfran, quem tomou a frente foi Diego Lugano, diretor de relações institucionais do Tricolor Paulista. Em maio, Lugano foi à Europa e passou nove dias em um tour com jogadores, dirigentes e presidentes de Atlético de Madrid, Barcelona, Paris Saint-Germain, Fenerbahçe, Besiktas, Galatasaray, e etc. Quando estava passando pelo Atlético de Madrid, da Espanha, Lugano se aproveitou da boa relação que tem com Diego Godín, na época zagueiro do Atléti, para se aproximar de Juanfran, já especulado pelo São Paulo. Godín passou a funcionar como ponte para a relação entre Lugano e o espanhol Juanfran. O diretor do Tricolor ainda aproveitou e, na sua passagem pelo Paris Saint-Germain, recebeu o sinal que precisava para iniciar a contratação de Daniel Alves.

Começou então a corrida dos dirigentes tricolores para as negociações com os laterais, que, passaram a serem vistos como possíveis parceiros dentro de campo, em posições diferentes, o que aumentava o desejo do São Paulo em contar com os dois atletas. O trabalho de convencimento para ter o espanhol seria mais complicado, uma vez que Daniel Alves sempre se mostrou torcedor tricolor. Então, Lugano mostrou a Juanfran o CT do São Paulo, o futebol sul-americano, a história do clube e o projeto da equipe, o que animou cada vez mais o espanhol. Juanfran também teria propostas para jogar no Catar e nos Estados Unidos, com salários até mais altos, mas o projeto do São Paulo se sobressaiu diante disso e finalmente o anuncio oficial pode ser feito no sábado (03) pelo clube.

O jogador espanhol, aos 34 anos, traz para o clube brasileiro um toque europeu, com métodos, mentalidade, formas de jogar e experiências que podem agregar muito ao elenco, principalmente aos mais jovens. Juanfran atuou no Atlético de Madrid por 8 anos e conquistou alguns títulos de peso como o Campeonato Espanhol e a UEFA Europa League por duas vezes. O atleta atuou por 30 vezes na última temporada, comandado por Simeone, e teve uma despedida digna de uma lenda do clube espanhol.

Carreira de Juanfran

Os clubes do jogador foram todos da Espanha até o momento, com uma vasta experiência e nomes de peso, veja: Real Madrid (2001-2005), Espanyol (2005-2006), Osasuna (2006-2011) e Atlético de Madrid (2011-2019).

Durante sua carreira, Juanfran também conquistou títulos de expressão. Abaixo, a lista completa:

Seleção da Espanha: 1 Campeonato Europeu Sub-19 (2004) e 1 Eurocopa (2012);

Atlético de Madrid: 2 Copas do Rei (2005/06 e 2012/13), 2 UEFA Europa League (2011/12 e 2017/18), 2 Supercopas da UEFA (2012 e 2018), 1 Campeonato Espanhol (2013/14), 1 Supercopa da Espanha (2014) e 2 Troféus Ramón de Carranza (2014 e 2015).

 

Fonte: Estado News (https://www.estadonews.com/)

Primeira Edição © 2011