Sistema Financeiro do Estado disponibiliza novos procedimentos contábeis

Conteúdo foi publicado para usuários na plataforma e no site da Secretaria da Fazenda

07/08/2019 17:52

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Para unificar, padronizar e sanar dúvidas quanto aos procedimentos financeiros de Alagoas, a Secretaria da Fazenda (Sefaz-AL) inseriu novos manuais no Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado (Siafe-AL).

Disponibilizados no próprio sistema e também no site da Fazenda, 20 publicações de contabilidade já foram realizadas. De acordo com a superintendente Especial do Tesouro Estadual, Karine Silva, a iniciativa atende a necessidade dos usuários, operacionalizando suas atividades com a plataforma de maneira assertiva.

“Novos materiais têm sido inseridos gradativamente. Questionamentos podem ser respondidos ao ler o conteúdo disposto em cada módulo. A ideia é suprir a demanda com informações substanciais e eliminar os indícios de erros”, enfatiza a superintendente.

Diárias; Suprimentos de Fundos; Despesa Intraorçamentária; Serviços de Terceiros Pessoa Física e Jurídica; Despesa de Exercício Anterior e Serviço de Despesa Anterior são os assuntos mais acessados pelas Unidades Gestoras (UG).

A assessora especial do setor contábil da Fazenda pública, Jany Pereira, utiliza a ferramenta desde a versão anterior, o Siafem, e diz está bastante satisfeita com o Siafe. “Vejo um sistema atual bem enriquecido de informação, super didático, sendo muito útil para todos os usuários, além de extrair diversos relatórios e dados”, menciona.

Para encontrar os manuais, o usuário do Siafe-AL deve acessar o sistema, clicar em “apoio”, depois optar por “base de conhecimento” e em seguida, documento técnico. Após esse trâmite, basta escolher um dos temas expostos.

Ainda é possível buscar no site da Sefaz-AL. Se preferir essa última opção, deve seguir o caminho que inicia por  “Finanças” continua em “Siafe” e termina no item “Procedimentos Contábeis”.

Primeira Edição © 2011