Ação integrada com HU leva prevenção às hepatites a shopping

Durante a ação foram realizados 400 testes rápidos para Sífilis, HIV e as Hepatites B e C

29/07/2019 11:56

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Com o objetivo de levar prevenção e diagnóstico precoce à população, uma ação realizada pelos Serviços de Atendimento Especializado (SAEs) do PAM Salgadinho e do Hospital Universitário ofertou testes rápidos e orientações sobre as hepatites virais no Maceió Shopping, localizado em Magabeiras, na sexta-feira (26).

Durante a ação foram realizados 400 testes rápidos para Sífilis, HIV e as Hepatites B e C. Para Teresa Carvalho, gerente do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, o evento, em alusão ao Julho Amarelo, proporcionou uma experiência agregadora para as equipes especializadas no cuidado a pessoas diagnosticadas com a doença.

“Foi um lindo evento. Nunca tínhamos trabalhado juntos em ações externas. E esse trabalho conjunto das equipes na campanha do Julho Amarelo fortalece o trabalho em rede, aproxima as equipes”, destacou.

Hepatites virais

A hepatite é uma doença extremamente silenciosa e que pode demorar décadas sem manifestar sinais e sintomas, levando o portador da doença a ter um diagnóstico em estágio avançado. Por isso, é importante ter um diagnóstico precoce e fazer o teste, para que possam ser acessados os meios de tratamento do serviço público, que atualmente contam com três locais na linha de cuidados, o Hospital Universitário, o PAM Salgadinho e o Hospital Escola Hélvio Auto.

A vacinação é uma das formas de prevenir a hepatite B, além da realização de testes rápidos. As hepatites mais comuns na região são os tipo A, B e C. “A hepatite A tem relação com a higiene e manipulação de água e alimentos contaminados, associados a outros hábitos, como não lavar as mãos. Já as hepatites B e C podem ser transmitidas sexualmente. Para a B tem vacina, mas a C é tratável e já apresenta 95% de cura”, pontua Teresa.

Primeira Edição © 2011