SMS orienta sobre prescrição de fórmulas nutricionais

25/07/2019 15:20

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

Buscando capacitar os profissionais de saúde responsáveis pela prescrição de fórmulas nutricionais que precisam ser solicitadas por meio de processos judiciais, a Coordenação Geral de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na manhã desta quinta-feira (25), no auditório do INSS (Centro), o curso “Judicialização na Saúde: Protocolos de Dispensação de Fórmulas Nutricionais”.

Segundo a Coordenadora Geral de Atenção Especializada da SMS, Sandra Torres, a capacitação é fundamental para o município, pois dará o direcionamento adequado aos procedimentos, o que reflete diretamente na resolução de demandas. “Esse curso está voltado para orientações sobre prescrições de fórmulas nutricionais de maneira técnica e adequada com foco na diminuição da judicialização. Então hoje estamos fazendo essa orientação dos prescritores, que são médicos e nutricionistas para que eles possam dar uma opinião técnica adequada diante da judicialização e diminuir a quantidade de demandas que muitas vezes nem precisavam passar por esse processo”, destaca.

“Dessa forma, a gestão municipal possibilita uma maior eficiência aos processos relacionados a prescrição de suplementos, dietas e fórmulas por parte desses profissionais, que terão maior conhecimento acerca dos protocolos de dispensação utilizados, o que vai facilitar o procedimento, assegurando ao usuário do SUS uma assistência em saúde com maior agilidade”, completa Sandra Torres.

Para a coordenadora do Núcleo Interinstitucional de Judicialização da Saúde (Nijus) da Sesau, Maria das Graças Perciano, essa é uma oportunidade de trocar informações importantes para que os suplementos sejam judicializados de forma correta. “Suplementos, fórmulas e dietas não fazem parte do elenco de insumos fornecidos pelo SUS, por isso a judicialização, porém, muitas vezes eles não são prescritos de forma correta tanto em relação a quantidades quanto a própria indicação. Então esse é o momento ideal para tirar todas as dúvidas dos prescritores no sentido de melhorar a assistência a esses pacientes”, explica a coordenadora.

O evento foi uma parceria entre Saúde Municipal e Estadual e foi ministrado por nutricionistas e farmacêuticas da Coordenação de Farmácia e Bioquímica da SMS, da Secretaria de Estado da Saúde e do Núcleo Interinstitucional de Judicialização da Saúde (Nijus), responsável pelo acompanhamento dessas ações judiciais na SMS.

Primeira Edição © 2011