Saúde promove oficina sobre enfrentamento da violência contra a pessoa idosa

19/06/2019 16:12

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

Com o objetivo de capacitar os profissionais da Atenção Básica do município para identificar casos de violência contra idosos, o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, promoveu na manhã desta quarta-feira (19), no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em Jaraguá, uma oficina direcionada aos profissionais que atuam nas unidades. A ação é alusiva a passagem do dia 15 de junho, o Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A programação teve início com a apresentação das diferentes faces da violência contra idosos, a atuação dos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREA) no enfrentamento dessa problemática e a importância das Fichas de Notificação como instrumento da linha de cuidado a pessoa idosa.

Para Denyse Lima, coordenadora do Programa de Atenção Saúde da Pessoa Idosa da SMS, o objetivo do treinamento é alertar os profissionais para o grande crescimento desse tipo de violência. “Esse é um problema muito sério e hoje estamos discutindo junto a esses profissionais como identificar esses casos que chegam às unidades de saúde a partir de estudos de caso discutir como deve ser a atuação dos profissionais em relação ao encaminhamento para as redes de apoio, que inclui os CREAS, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal da Pessoa Idosa e dependendo do caso, os serviços de saúde”, explica.

Já Rozali Costa, técnica da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da SMS, destaca a importância da Ficha de Notificação como ferramenta no combate à violência. “A ficha é um instrumento de proteção. A partir do momento que o profissional identifica um caso suspeito ou confirmado ele deve registrar na ficha e fazer os encaminhamentos da pessoa para a rede para que ela receba o atendimento necessário e para que possa sair da situação de violência”, afirma.

“Os dados colhidos nas fichas de notificação vai nos dar um perfil epidemiológico e isso é importante para que possamos promover políticas públicas no sentido de enfrentar a problemática e nos dar um direcionamento de como intervir nesses casos, identificando qual público sofre mais violência e o que podemos fazer para cessar essas situações dando o encaminhamento adequado a cada caso. A ficha serve para todos os públicos de diferentes idades que sofrem os mais diversos tipos de violência. Infelizmente, os idosos têm sido um público muito vulnerável, por isso devemos ter essa atenção especial”, completa Rozali Costa.

Ao final da manhã também foram apresentados os resultados das discussões realizadas nas oficinas sobre os estudos de caso e as estratégias pensadas pelos profissionais para o enfrentamento desse tipo de violência. Para a capacitação, o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa contou com a parceria da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da SMS e da Secretaria Municipal de Assistência Social por meio dos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREA) e dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Primeira Edição © 2011