UPA Trapiche ganha selo de acreditação por excelência no atendimento

15/06/2019 10:00

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche ganhou neste mês de junho o selo da Organização Nacional da Acreditação (ONA) e se tornou a primeira instituição pública a receber o reconhecimento. O selo é um reconhecimento da qualidade assistencial prestada aos pacientes, além da boa execução dos processos de trabalho e da prestação de serviço humanizado.

O prefeito Rui Palmeira comemorou o reconhecimento e ressaltou que a qualidade no atendimento tem sido um dos diferenciais nas UPAs instaladas em Maceió.  “As UPAs estão cumprindo seus papéis ofertando para a população locais de atendimento médico equipados para casos de urgência e emergência, garantindo um atendimento mais rápido e eficaz, o que diminuiu a necessidade de se dirigir a outros locais, como HGE”, destacou.

“Nós parabenizamos todos os profissionais envolvidos no trabalho desenvolvido no atendimento do cidadão maceioense. Estamos muito felizes com o resultado, mostrando que é possível ter um serviço público de qualidade, principalmente na área de saúde”, reforçou o prefeito.

De acordo com a diretora da UPA Trapiche, Mariana Fragoso, só em 2019, a unidade já atendeu 55 mil pacientes. “Nossa média mensal de atendimentos é de 10.500 pacientes e o setor que mais cresceu nesse período é o de medicação e observação de pacientes. Trabalhamos com plantões de 24h e nesse período a população conta com o atendimento de nove médicos, seis durante o dia e três durante a noite entre clínicos gerais, ortopedistas e pediatras”, detalhou.

Ainda segundo a diretora, a taxa de resolutividade da UPA Trapiche é de 99%. “A principal contribuição da unidade é abarcar casos sensíveis tanto da Atenção Básica quanto casos de maior gravidade que iriam para o HGE, conseguindo resolutividade de todas essas demandas e desafogar os hospitais graças aos investimentos em equipamentos modernos e capacitação profissional que garantem a melhor assistência ao paciente”, acrescentou.

João Paulo Binas é enfermeiro da UPA Trapiche e disse que é um prazer trabalhar na unidade. “Ganhamos o selo de acreditação nacional e isso é um privilégio para nós, que diferente de muitas instituições, temos a humanização real, onde os pacientes são bem atendidos e onde tem resolutividade total dos casos. É um privilégio prestar esse atendimento pelo SUS”, frisou.

Alexandra de Melo precisou de internação para o filho na Pediatria e aprovou o atendimento. “Fui bem atendida por toda a equipe, tudo muito rápido. Em menos de uma hora meu filho passou pela triagem, consulta, foi medicado e está em observação. Os enfermeiros foram muito atentos conosco”, disse.

O secretário municipal de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, ressalta que a população comprova diariamente a qualidade dos atendimentos das UPAs. “A gente recebe elogios constantes da população pelos serviços ofertados pelas UPAs do Trapiche da Barra e do Benedito Bentes. Temos números expressivos de atendimentos, mas além da quantidade, temos a qualidade. Aqui não se ouve reclamação dos pacientes”, pontuou.

Serviços oferecidos

As UPAs estão equipadas para que os pacientes possam se beneficiar, entre outros procedimentos, de exames laboratoriais, de raio-X e eletrocardiograma. Custeada por meio de parceria entre a Prefeitura de Maceió e o Governo do Estado, e gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac), as unidades têm salas de pequenos procedimentos, medicação, nebulização, consultórios para atendimento de clínica médica, pediátrica, posto de coleta de exames laboratoriais, farmácia, odontologia e posto de enfermagem, que disponibiliza atendimento 24h.

Primeira Edição © 2011