Estudo demonstra que os gatos são capazes de reconhecer os seus próprios nomes

20/05/2019 12:00

A- A+

Daiana Barasa

compartilhar:

Indiferentes, independentes e donos de si próprios. Essas são algumas características que definem a personalidade dos gatos, não é mesmo? Diferentemente dos cachorrinhos de estimação, a dúvida permanece se os gatos atendem ao chamado pelo nome ou não. Foi com essa curiosidade em mente que um estudo mostrou que os gatos são, sim, perfeitamente capazes de reconhecerem os seus nomes quando chamados.

Mesmo que os donos desses felinos adoráveis já não tivessem dúvidas sobre o assunto, havia pouca evidência para apoiar este fato. Por outro lado, cães, macacos, papagaios e golfinhos demonstraram algum entendimento acerca da fala humana em testes conduzidos por cientistas. Quanto aos gatos, a novidade foi produzida na Sophia University e por uma equipe japonesa liderada pelo Dr. Atsuko Saito.

Felis catus, o gato doméstico

Felis catus, ou Felis silvestris catus, são nomes científicos para o gato doméstico. Juntamente com o cão doméstico (Canis familiaris), esses animais são as companhias mais populares para estimação. Estima-se que mais de 600 milhões de gatos vivam com humanos, sendo que em alguns países esse número excede o de cães, como é o caso do Japão.

Esses bichanos independentes são retratados em filmes, novelas, séries, jogos e afins. Um personagem muito conhecido, sem dúvidas, é o gato de cor caramelo listrado – Garfield, criado por Jim Davis. No ambiente da internet, é comum até mesmo empresas de jogo de casino incorporar os felinos em suas produções, como os temáticos 100 Cats, Cats and Cash e The Catfather. É fácil de perceber que os gatos estão presentes em diversos contextos.

Como o estudo foi feito

Para o estudo, 78 felinos da vizinhança foram selecionados a fim de verificar a habilidade de compreender a fala humana. “Os gatos são sensíveis a diferentes características da voz humana”, escreveu o autor da pesquisa em sua publicação. O objetivo do estudo era avaliar a capacidade dos gatos de discriminarem diferentes palavras, entre elas os seus próprios nomes.

O teste foi simples, mas interessante: para cada gato, uma lista de quatro palavras distintas foi lida pelo dono ou por uma gravação. Definiu-se reconhecimento quando os animais demonstraram resposta ao mover as orelhas, cabeça ou cauda, e ao emitir ruídos. A maioria dos gatos inicialmente reagiu às palavras lidas, mas, conforme a lista se repetia, o interesse nas palavras diminuía e não havia mais resposta. No entanto, os gatos reagiam quando os cientistas liam a última palavra: os seus nomes.

Considerações

Os cientistas concordam que, apesar da aparente compreensão dos nomes, os gatos não atrelam um significado profundo a eles. Antes, os felinos provavelmente associam o som de seus nomes a algo positivo, como comida, ou negativo, como uma viagem iminente ao veterinário. Dra. Kristyn Vitale, que estuda ligações entre gatos e humanos na Oregon State University, diz que não acha que os resultados provem que os bichanos possuem um senso de nome próprio, apenas sabem como reconhecer um som.

Novidades ou não, o fato é que, reconhecendo ou não o som ou o significado de seus nomes, os gatos às vezes decidem simplesmente por ignorar os donos e ser indiferente, não é mesmo? Futuros estudos certamente serão conduzidos a fim de preencher o abismo que existe em se tratando de ciência com esses animais fantásticos!

 

Primeira Edição © 2011