Famosa tem filho em casa, faz vitamina com a placenta e dá para criança

22/03/2019 12:05

A- A+

TV Foco

compartilhar:

O ato de comer a placenta após o parto ganhou popularidade ano passado quando a socialite americana Kim Kardashian anunciou que comeria a própria placenta depois de dar a luz a Saint West, seu segundo filho. Antes dela, as atrizes Holly Madison, January Jones e Mayim Bialik haviam feito o mesmo. Agora, a apresentadora e chef de cozinha Bela Gil contou que ela e até sua primogênita ingeriram a placenta após o parto de Nino, seu segundo filho, que nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, no final de maio.

Ela estava dando autógrafos no lançamento de seu novo livro, que fala justamente sobre a importância de não desperdiçar alimentos, quando conversou com o TV Fama e comentou sobre as polêmicas que envolvem seu nome.

Bela afirmou “é uma fonte incrível de nutrientes. Nem senti o gosto, porque misturei com vitamina de banana. A Flor, minha primogênita, também bebeu enquanto comemorava a chegada do irmão”. Pode parecer estranho, mas essas mulheres aderiam, na verdade, à placentofagia, termo dado à prática de ingerir a placenta, que tem se tornado cada vez mais comum nos Estados Unidos e na Europa.

Adriana Bombom quis saber se ela realmente chegou a comer a placenta da filha e a irmã de Preta Gil explicou o que fez: “Quando eu falei, parece que eu peguei a placenta, refoguei e fiz como um fígado acebolado, mas não fiz isso”.

Bela Gil disse que ela pegou apenas um pedaço pequeno e bateu em uma vitamina. Ela ainda alegou que não há estudos comprovando os benefícios da placenta porque isso não dá lucros para as indústrias.

“A placenta ajuda a regularizar os hormônios. Ajuda na depressão pós parto. Tem muito ferro e muitas vitaminas”, garantiu Bela, alegando que cada um deve seguir com seu estilo.

A placenta é um agrupamento de vasos sanguíneos que une o feto à parede do útero materno, permitindo a passagem de materiais nutritivos e oxigênio para o sangue do feto e a eliminação de resíduos de seu metabolismo. Além disso, ela também desempenha um papel importante na produção de hormônios como progesterona, gonadotrofina coriônica (hCG), hormônio lactogênio placentário e estrogênio.

Embora não exista base científica comprovada, o hábito baseia-se na crença de que a placenta concentra, mesmo após o parto, uma grande quantidade de nutrientes e hormônios benéficos para a saúde da mãe. Entre os benefícios estariam: aumento da energia e disposição após o parto, melhora na produção de leite e na aparência da pele, unhas e cabelo e, ainda contribuiria para a prevenção da depressão pós-parto. As formas de consumo variam entre vitaminas – escolha de Bela Gil -, cápsulas – opção de Kim Kardashian -, crua ou cozida.

Bela Gil, ela e sua primogênita ingeriram a placenta misturada com vitamina de banana. (Instagram/Reprodução)

Bela Gil, ela e sua primogênita ingeriram a placenta misturada com vitamina de banana. (Instagram/Reprodução)

Bela Gil, que é conhecida por seus “métodos não muito convencionais” para cuidar da saúde e alimentação, optou por um parto doméstico feito na água. Ela deu à luz em sua casa de Nova York acompanhada do marido, da filha Flor, de uma parteira e uma doula. “Dói, não vou mentir, mas não é insuportável. É um absurdo o parto domiciliar com auxílio médico ser proibido no Rio.”, disse.

Na Grã-Bretanha, Estados Unidos e na maioria dos países europeus, as mães conseguem sair do hospital com a placenta. No Brasil, por ser um material repleto de sangue e que pode gerar contaminação, seu transporte não pode ser realizado por qualquer pessoa nem por qualquer tipo de veículo. Logo, as mães não conseguiriam levar sua placenta para casa.

Mas nem todas as receitas da apresentadora são exóticas, nesta última quarta-feira (20), Bela Gil ensinou como é possível aproveitar as frutas da estação e que agora é o momento de investir em caqui, limão e laranja. A chegada do outono traz temperaturas mais amenas e inserir frutas cítricas no dia a dia é uma ótima opção.

Primeira Edição © 2011