Morre aos 89 anos o músico André Previn, vencedor de 4 Oscars

03/03/2019 19:16

A- A+

EFE

compartilhar:

O músico André Previn, compositor e diretor de orquestra vencedor de quatro Oscars, morreu nan última quinta-feira em Nova York aos 89 anos segundo confirmou ao jornal "The New York Times" sua empresária, Linda Petrikova.

Petrikova detalhou que o músico morreu na sua residência de Manhattan nas primeiras horas desta quinta-feira, mas não detalhou a causa.

Previn ficou conhecido pelas suas composições e arranjos musicais de dúzias de filmes, que lhe valeram a estatueta mais cobiçada no mundo do cinema por "Gigi" (1958), "Porgy & Bess" (1959), "Irma la Douce" (1963) e "Minha Bela Dama" (1964).

Além disso, mantém o recorde de ter recebido o maior número de indicações ao Oscar em um ano, quando em 1961 se destacou por seu trabalho musical em "Elmer Gantry" e "Essa Loira Vale um Milhão", e a sua canção "Faraway Part of Town" da comédia "Pepe".

Apesar da sua lucrativa carreira profissional em Hollywood, o artista preferiu com os anos dedicar-se à sua paixão pelo jazz, pelo piano e pela música clássica, o que lhe levou a ser um destacado diretor da Orquestra Sinfônica de Londres, uma instituição que disse hoje em comunicado estar "profundamente entristecida" pela sua morte.

"André Previn é uma parte imensamente importante da Orquestra Sinfônica de Londres", declarou sua diretora, Kathryn McDowell, que destacou sua capacidade de chegar a novos setores do público através da televisão.

O talento de Previn fez com que fosse descrito como um dos melhores e mais completos músicos do século XX, e lhe levou a se apresentar junto a estrelas do jazz como Ella Fitzgerald, além de compor musicais, peças de orquestra, duas óperas e vários concertos para sua quinta e última mulher, a violinista Anne-Sophie Mutter.

Nascido em 6 de abril de 1929 na Alemanha, Previn ingressou no Conservatório de Berlim aos 6 anos de idade, depois que seus pais perceberam seu talento.

Além disso, estudou um ano em Paris em 1938, quando sua família fugiu do regime nazista, após o que se transferiram a Los Angeles, onde se tornou cidadão americano em 1943.

Primeira Edição © 2011