Ações do Turismo do Saber para 2019 serão definidas

27/02/2019 17:26

A- A+

Ascom Semtur

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió está concluindo o planejamento das ações para o Projeto Turismo do Saber neste 2019. Nesta quarta-feira (27), servidores da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) fizeram uma apresentação do planejamento. O encontro, que aconteceu no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), reuniu representantes das secretaria municipais de Educação (Semed) e Assistência Social (Semas), além de entidades parceiras do projeto.

Na oportunidade, a equipe da Semtur apresentou o desenvolvimento do projeto e anunciou várias novidades para 2019. O Turismo do Saber agora conta com a opção de três roteiros diferentes, que serão alternados entre as escolas atendidas. Já a atividade de sensibilização promovida pela Semtur, com palestra e exibição de conteúdos informativos para as crianças, agora acontece ao longo dos passeios e em um dos equipamentos culturais contemplados pelo roteiro na data.

A maior novidade, porém, está na inclusão de novos atrativos que serão visitados pelos participantes do Turismo do Saber, que além do passeio de VLT, visita ao bairro de Jaraguá e passeio na orla, também irão conhecer o Museu Palácio Floriano Peixoto, Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos e Teatro Deodoro, os novos parceiros do projeto.

Para a coordenadora-geral do Turismo do Saber, Ana Cecília Corado, o projeto traz este ano um ganho em relação aos atrativos, por meio da inclusão de novos parceiros e mais opções de visitas.“O objetivo desta reunião é apresentar o novo formato do projeto e as opções de roteiro, contemplando os novos atrativos. Além disso, nós discutimos o cronograma anual das ações e alinhamos os roteiros com representantes de entidades parceiras e novos espaços culturais na nossa rota”, detalhou.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Mira Dantas, formar parcerias, a exemplo do Turismo do Saber, traz benefícios para ambos os lados. “É muito importante para a biblioteca pública receber esse projeto, já que é um equipamento cultural riquíssimo e muito antigo. Esse ano o espaço completa 150 anos e para nós sermos incluídos em projetos como o Turismo do Saber é fundamental. Também é importante para que esses estudantes passem a conhecer um lugar que tem muita história pra contar”, comentou.

A lista de parceiros do Turismo do Saber 2019 conta com Semed, Semas, Sesc, Senac, Luck Receptivo, Ciee, Parque Shopping, Cinesystem, Sindhal, Abih, Abrasel, LBV, Jatiúca Hotel e Resort, Misa, Teatro Deodoro, Museu Palácio Floriano Peixoto e Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.

Semed reforça parceria com o projeto

A Secretaria Municipal de Educação é uma das parceiras mais importantes para a realização das atividades do Turismo do Saber.

De acordo com Fabrícia Oliveira, coordenadora do Turismo do Saber pela Semed, o projeto engrandece ainda mais o aprendizado das crianças atendidas, já que apresenta uma variedade de informações históricas e culturais, e ajuda a apresentar a cidade aos alunos.

“ O projeto ajuda a sensibilizar as crianças e apresenta uma nova perspectiva de vida, já que a rede atendida geralmente é formada por bairros de vulnerabilidade social e crianças carentes. Crianças que muitas vezes nem conhecem a praia, e o projeto ajuda a gerar essa ideia de pertencimento”, complementou.

Primeira Edição © 2011