Moradores do Pinheiro receberão SMS visando possíveis alertas de desastre

Operadoras vão enviar as mensagens da Defesa Civil de forma gratuita para pessoas cadastradas

12/02/2019 14:39

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Diante da necessidade de manter a população do bairro do Pinheiro segura e cada vez mais informada sobre o fenômeno que afeta a região com afundamento de solo e rachaduras em residências, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de telefonia móvel deram início, nesta terça-feira (12), a uma campanha para enviar alertas de desastres para o Estado de Alagoas. O serviço é gratuito e os alertas serão feitos por meio de mensagens de texto (SMS) enviado pelo número 40199.

De acordo com a Anatel, as mensagens alertam sobre a possibilidade de desastres naturais, além de orientações aos cidadãos que estejam em localidades de risco. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade da Defesa Civil Estadual, que é quem dispõe de informações e estudos meteorológicos, geológicos, sismológicos, dentre outros. O gerente da Anatel em Alagoas, Douglas Aquino, explica que o serviço foi lançado no ano passado, mas sua divulgação será intensificada por causa da situação no bairro do Pinheiro.

“O problema no bairro é preocupante e a população precisa de uma fonte de informação confiável. Por isso, decidimos reforçar a existência desse serviço em Alagoas, que é gratuito, funciona em qualquer aparelho e sem precisar de conexão com a internet”, disse.

Em fevereiro de 2018, quando foi lançado o serviço de alerta de desastres via SMS no Nordeste, cerca de 14.500 pessoas se cadastraram em Alagoas. Agora, com a campanha, as operadoras Vivo, Claro, Tim, Oi e Nextel devem enviar uma mensagem de texto pelo número 40199 para os celulares que não estão cadastrados no estado. Para aderir, basta responder à mensagem enviando o CEP da região de interesse.

“O serviço é para qualquer região do Estado, então quem mora em área de deslizamento, alagamento e também quem está apreensivo com a situação do Pinheiro não deve deixar de se cadastrar”, reforçou o gerente da Anatel.

Por meio do SMS, a Defesa Civil Estadual também deve passar todas as informações sobre o simulado de evacuação do bairro, marcado para o próximo sábado (16). Os pontos de encontro, a duração e a área interditada para o exercício são algumas das orientações enviadas à população.

Primeira Edição © 2011