Detran/AL faz alerta sobre aplicativos falsos referentes à CNH digital

07/02/2019 16:24

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) faz um alerta aos usuários que desejam obter a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para ficarem atentos a aplicativos falsos que podem trazer prejuízos pessoais e ao aparelho. Desde a implantação do novo formato da habilitação, muitos condutores estão à procura e podem fornecer dados para plataformas que não são oficiais.

Para identificar o software verdadeiro, é essencial que ele esteja atento ao nome do aplicativo. A ferramenta oficial que foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa responsável por distribuir os aplicativos ligados ao governo federal, é chamada de Carteira Digital de Trânsito (CDT). E é dessa forma, que é disponibilizada gratuitamente para download nas lojas virtuais Apple Store e Play Store (Android).

A chefe de controle de condutores do Detran/AL, Lisiane Rocha, salienta os benefícios do documento eletrônico, mas também solicita que os usuários fiquem atentos e desconfiem de aplicativos com informações distorcidas que podem trazer riscos. “O aplicativo é seguro e foi desenvolvido pelo Serpro. A CNH digital oferece maior mobilidade, praticidade e comodidade aos usuários, mas é necessário ter atenção na hora de baixar o app, para não cair nas mãos de golpistas”, ressalta.  

É importante lembrar que o aplicativo verdadeiro também engloba o Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital, que no momento está em fase de implantação em Alagoas e quando estiver disponível para os usuários a autarquia irá divulgar o procedimento para obtenção pelos canais oficiais do órgão.

Segundo a base de dados do departamento de trânsito, em todo o Estado de Alagoas cerca de 9.500 usuários utilizam o formato eletrônico da habilitação. Na capital, 5.870 alagoanos já instalaram o software que dá acesso à CNH digital. No interior, esse número chega a pouco mais de quatro mil. A maior emissão do documento digital é para os condutores da categoria “B”, destinada à condução de automóvel, e “AB”, para motoristas e motociclistas.

Adesão

O Detran/AL reforça que a versão digital do documento de porte obrigatório já está disponível no Estado desde novembro de 2017 para os usuários que possuem o novo modelo da CNH, emitido a partir de maio do mesmo ano, com o QR Code incluso na parte interna.

No final do mês de janeiro, o Detran/AL divulgou o novo procedimento para os alagoanos aderirem à versão digital, estabelecido pelo governo federal, onde os condutores poderão obter o documento eletrônico sem precisar comparecer a um posto de atendimento do órgão, uma novidade que trouxe maior conforto e praticidade ao usuário.

Os interessados em obter o documento digital poderão ter acesso ao procedimento através do site oficial do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e conferir o passa a passo para realizar a adesão no endereçohttps://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/.        

Primeira Edição © 2011