Prefeito atualiza informações sobre o Pinheiro

Durante a coletiva, dúvidas foram esclarecidas

04/02/2019 16:35

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

O prefeito Rui Palmeira recebeu a imprensa, na manhã desta segunda-feira (04), para atualização das informações sobre o trabalho que é realizado no bairro Pinheiro. Durante a coletiva, o prefeito esclareceu dúvidas, destacou as ações mais recentes do Município e falou da viagem da semana passada, a Brasília, onde voltou a tratar da ação emergencial no bairro.

“Semana passada estive com representantes da nossa Defesa Civil no Ministério de Minas e Energia. Fomos recebidos pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal de Oliveira, por representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Mineração. Apesar do que aconteceu em Brumadinho, eles fizeram questão de nos receber”, disse Palmeira.

“Questionei sobre o posicionamento do presidente da República, que havia dito, no dia da tragédia em Brumadinho, que o problema que estava acontecendo no Pinheiro também teria como causa a mineração. Solicitei a informação a esses órgãos e eles, informalmente, disseram que não havia comprovação de que os problemas advêm da mineração. Então, solicitei um laudo oficial do Ministério, porque fica parecendo que o Município e o Governo do Estado estão querendo esconder as causas”, explicou o prefeito.

Na última sexta-feira (1º), como a informação ainda não havia sido disponibilizada, a Prefeitura de Maceió solicitou um laudo oficial do Ministério de Minas e Energia, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência de Mineração. “Pedi que eles digam, oficialmente, se há ou não ligação entre as questões do Pinheiro e a mineração. Concomitante a isso, também encaminhamos um documento à Procuradoria Geral da República, à eminente procuradora-geral, Raquel Dogde. Já que há a participação de ministros, de órgãos federais, achamos por bem fazer o encaminhamento dessa solicitação à Procuradoria para nos ajudar a trazer de forma oficial essa informação, já que as pessoas, no momento de aflição, ficam ainda mais preocupadas e a todo momento aparecem as chamadas fake news, o que deixa a população ainda mais apreensiva”, ressaltou Palmeira.

A coordenadora de Ação Social da Defesa Civil, Joanna Borba, também participou da coletiva. “Apresentamos à imprensa tudo o que vem sendo feito desde que as primeiras fissuras surgiram. Os estudos continuam ao longo do bairro do Pinheiro e o cidadão pode acompanhar a programação pelos sites da Prefeitura e da CPRM. O cadastro continua para as pessoas que estão na área vermelha, com quem fazemos uma avaliação prévia para saber qual imóvel precisa ser atendido emergencialmente”, disse a coordenadora.

Trabalho no Pinheiro

Os técnicos da Defesa Civil de Maceió seguem com trabalhos no bairro do Pinheiro para avaliar imóveis com danos em decorrência do surgimento de fissuras, além do cadastro de famílias para o recebimento do auxílio-moradia, por meio de recursos provenientes do Governo Federal. Conforme o relatório da Defesa Civil, até esta segunda-feira (04) foram emitidas 317 recomendações de evacuação preventiva de imóveis, sendo 42 casas e 275 apartamentos.

Após reuniões com o Governo Federal, os recursos da ajuda humanitária que prevê o auxílio-moradia estão garantidos. A União já aprovou a liberação de R$ 2,9 milhões para o repasse, que será liberado conforme as solicitações encaminhadas pela Prefeitura.

Em relação ao auxílio-moradia, cujo pagamento teve início no começo de janeiro, após o repasse do recurso federal, as 80 primeiras famílias cadastradas já estão recebendo a primeira parcela, no valor de R$ 1 mil. Outras 115 famílias cadastradas serão contempladas ainda no mês de fevereiro, a partir da liberação dos recursos para o segundo lote. Os demais cadastros estão sendo concluídos para encaminhamento ao Governo Federal até a próxima semana.

A orientação da Defesa Civil de Maceió é para que as famílias somente deixem seus imóveis após avaliação técnica. Para solicitar a vistoria, o atendimento está sendo feito por meio do número 0800 030 6205 ou 3315-1437.

Primeira Edição © 2011