Unidades conscientizam usuários sobre hanseníase

30/01/2019 14:50

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase, unidades de saúde de Maceió realizaram ações aos usuários com o objetivo de orientar sobre os sinais e sintomas da doença e realizar a busca ativa, obtendo um diagnóstico precoce. As atividades acontecem desde o último dia 22.

A Unidade de Saúde da Família (USF) José Bernardes Neto, localizada em Fernão Velho, contou com uma ação para os usuários, nessa terça-feira (29). Já a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Pimentel Amorim, do Salvador Lyra, na sexta-feira (25), promoveu um evento visando levar conscientização para os pacientes. No dia 22, a USF São José, que fica no Canaã, também conscientizou a comunidade e orientou sobre os riscos da doença, que pode causar incapacidade.

Hanseníase

A Hanseníase se apresenta por meio  de lesões de pele, que podem ser manchas ou caroços, com alteração de sensibilidade na pele. A doença pode se manifestar da forma paucibacilar (pouco bacilos) e multibacilar (muitos bacilos).

A transmissão é feita por meio do contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz de uma pessoa doente, mas após a primeira dose do tratamento, ela já deixa de ser transmissível. O tempo de incubação da hanseníase é de dois a cinco anos após a contaminação.

Quando o diagnóstico é feito ainda na forma inicial da doença, o tratamento é de seis meses. Já quando começa mais tardiamente, ele é de 12 meses, podendo o médico estender. Em Maceió, o tratamento pode ser feito em 53 unidades de saúde, sendo seis dessas unidades de referência no tratamento da doença.

Primeira Edição © 2011