Caminhada na Orla de Maceió visa cuidados com a saúde mental

25/01/2019 18:09

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Como forma de alertar as pessoas sobre a importância da saúde mental e emocional, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Conselho Regional de Psicologia (CRP) realizam, neste domingo (27), uma caminhada em alusão ao “Janeiro Branco”. A concentração será às 7h30, na Praça Sete Coqueiros, que fica próxima à Feirinha da Pajuçara, em Maceió.

Durante o trajeto, haverá a distribuição de panfletos explicativos sobre a campanha, mostrando que, ao sofrer algum transtorno mental, é necessário procurar um profissional da área, como psicólogo ou psiquiatra. Diante deste profissional, é necessário explicar os sintomas que estão sendo sentidos e que podem indicar ansiedade, depressão e confusão mental.

A orientação é da psicóloga Laeuza Farias, da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, que é uma das organizadoras do evento. De acordo com a especialista, o “Janeiro Branco” é uma campanha para evidenciar os temas ligados à saúde mental, focando na prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. O propósito é sensibilizar a população, as instituições públicas e as empresas privadas sobre o cuidado com a saúde mental.

“Janeiro é o mês para refletirmos sobre a vida, pois é um ano novo, vida nova. É o tempo de voltar e olhar para si, reescrever nossa história e fazer planos para os meses seguintes. É uma conscientização do que estamos fazendo para cuidar da nossa saúde mental nos mínimos aspectos. De respeitarmos o próximo, de termos tempo para nossa família e de tirarmos um momento para nos afastarmos do estresse do trabalho e da correria do dia a dia”, afirmou a psicóloga.

Depois da caminhada, na Praça Gogó da Ema, em frente ao Alagoinhas, na Ponta Verde, a Sesau ofertará os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Também haverá, à disposição da população, um insetário, onde será possível ver toda a evolução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Primeira Edição © 2011