Jovens atendidos pelo Cras se formam no Projeto Bombeiro Mirim

18/12/2018 16:40

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Dezessete crianças e adolescentes atendidas no  Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado foram formadas pelo Projeto Bombeiro Mirim realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). A solenidade de formatura aconteceu  na sede do Detran/AL e contou com a presença de autoridades e familiares dos formandos.

No encerramento, os formandos que se destacaram durante o treinamento receberam uma medalha de reconhecimento e todos os adolescentes ganharam o certificado “Amigos dos Bombeiros Mirins”. Neste ano, o Projeto Bombeiro Mirim está completando 18 anos. O Cras Dom Adelmo também foi homenageado, recebendo o certificado de instituição parceira.

De acordo com a coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Pacheco, o projeto é uma transformação na vida dos adolescentes pelos ensinamentos que traz ao longo do curso. “Nós, como Centro de Referência, ficamos muito felizes em ver tantas crianças e adolescentes dando um passo a mais na vida, porque vemos a mudança que o projeto traz na vida deles. É um trabalho que trata sobre o meio ambiente, disciplina, civismo, e isso resgata a autoestima e dá outra visão de mundo e futuro”, disse Djane.

Durante todo o ano de 2018, os participantes, que têm entre 12 e 16 anos, cumpriram tarefas e aprenderam sobre comportamentos e rotina dos bombeiros de Alagoas em aulas que aconteciam duas vezes por semana.  As atividades visam auxiliar na formação integral, através do ensinamento de noções de primeiros socorros, combate a incêndio, salvamento aquático, educação ambiental, prevenção de acidentes no lar, defesa civil, combate às drogas, educação física, entre outros temas importantes. Ainda segundo Djane, a parceria entre o projeto e o Cras foi enriquecedora para todos.

“O Cras entrou como uma parceria porque acreditávamos muito nos Bombeiros Mirins. Quando os meninos colocam os uniformes, eles mudam o olhar, a postura, e desde então fazemos de tudo para atender a todos que estão nos pré-requisitos. Tentamos também auxiliar em toda a questão da documentação, além da parceria com a unidade de saúde da região, para que todos os usuários tenham o atendimento médico que é necessário para saber se estão aptos a fazer parte do projeto”, explicou a coordenadora.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, essa parceria com o Corpo de Bombeiros permite  que crianças e adolescentes atendidos no Cras tenham acesso a um mundo novo e cheio de novas experiências. “Agradecemos por essa parceria e desejamos que no próximo ano mais usuários da Assistência Social possam participar desse maravilhoso projeto que é o Bombeiro Mirim”, ressaltou a gestora.

As inscrições para a próxima turma do curso já estão abertas. São 40 vagas destinadas a usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). As inscrições podem ser feitas através de formulário, na própria sede do Cras ou no Polo Trapiche dos Bombeiros. Para se inscrever e fazer parte do Projeto é necessário ter entre 12 e 16 anos (12 anos completos até 30 de junho de 2019) e levar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG ou CPF do Bombeiro Mirim;RG e CPF do responsável; atestado médico e eletrocardiograma; comprovante de residência; 1 (uma) foto 3×4.

Para mais informações sobre as atividades desenvolvidas no Cras, o telefone é o 3315-1586. O Cras Dom Adelmo Machado está localizado na Rua João Ulisses Marques, número 112, bairro do Prado.

Primeira Edição © 2011