Guarda inicia treinamento com armas não-letais nesta quarta

Cerca de 200 agentes serão capacitados pela Condor S.A. Indústria Química, fabricante dos equipamentos

18/12/2018 16:32

A- A+

Ascom Semscs

compartilhar:

Nesta quarta-feira (19), a Guarda Municipal de Maceió inicia o treinamento para uso das armas não-letais, as Sparks 700. Cerca de 200 agentes serão capacitados pela Condor S.A. Indústria Química, fabricante dos equipamentos, com conhecimentos teóricos e práticos, que vão da aplicabilidade até instruções de segurança para o agente e para o alvo da abordagem.

O representante da Condor no Nordeste, Marden Santos, informa que o treinamento engloba conteúdos como legislação, direitos humanos, abordagem e segurança. “O conteúdo será o mesmo que a ONU preconiza, o mesmo que foi passado para as Forças Armadas, para a Polícia Militar do Rio de Janeiro e outras instituições que utilizam esses equipamentos dentro da política efetiva de segurança pública”, explicou.

De acordo com a fabricante, a Spark 700 é um dispositivo elétrico incapacitante que emite pulsos elétricos a distância. O equipamento atua sobre o sistema neuromuscular causando contrações musculares, incapacitando temporariamente o agressor.

“O dispositivo reúne alta tecnologia e avançados recursos de segurança e eficiência. O sistema calcula uma descarga  para não afetar definitivamente quem foi atingido, de modo a preservar tanto o alvo quanto o agente que vai utilizar, para que haja segurança do uso para a instituição, para o agente e para a sociedade”, garante.

Para o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto, esse é um momento histórico para a corporação.

“Estamos atendendo uma demanda da Guarda Municipal em termos de proteção e garantia da atividade de segurança. E também ao clamor da sociedade, de ter uma Guarda mais capacitada e equipada. Para nós, foi um grande desafio e um desafio vencido por todos”, ressaltou.

Primeira Edição © 2011