Após recusa do Brasil, Chile organizará COP25 de 2019

14/12/2018 17:16

A- A+

EFE

compartilhar:

O Chile será o país organizador da Cúpula do Clima de 2019, a COP25, após a recusa do Brasil em sediar o evento.

O ministro do Meio Ambiente e Energia da Costa Rica, Carlos Manuel Rodríguez, afirmou à Agência Efe nesta sexta-feira, durante a COP24, que acontece em Katowice, na Polônia, que os países latino-americanos decidiram apoiar o Chile para que seja o anfitrião da próxima edição da cúpula.

A organização do evento fica sempre a cargo de uma região diferente, de maneira rotativa, e no ano que vem será a vez da América Latina - neste ano, a cúpula acontece no Leste Europeu.

"A Costa Rica e outros países da região concordaram em apoiar o Chile para que receba a COP25", disse Rodríguez, que ressaltou a importância de que a cúpula seja mantida na América Latina, apesar da decisão do governo brasileiro.

Além disso, ainda de acordo com o ministro, a Costa Rica será a sede de uma reunião prévia à COP25 que acontecerá em outubro.

"Chile e Costa Rica deram um passo à frente, depois que o Brasil decidiu não organizar a COP25, para fazer o nosso melhor esforço para manter a COP25 na América Latina", ressaltou.

Para Rodríguez, Chile e Costa Rica têm a "força moral para levar a luta contra a mudança climática ao próximo nível, a plena implementação do Acordo de Paris de 2015".

Primeira Edição © 2011