Trump vincula atentado na França com necessidade de construção de muro

12/12/2018 16:29

A- A+

EFE

compartilhar:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vinculou nesta quarta-feira o atentado de ontem em Estrasburgo, na França, no qual morreram duas pessoas, uma teve morte cerebral e outras 12 ficaram feridas, com a necessidade de construir um muro para aumentar a segurança fronteiriça dos Estados Unidos.

"Mais um ataque terrorista muito ruim na França. Vamos fortalecer ainda mais nossas fronteiras. (O líder da minoria democrata no Senado) Chuck (Schumer) e (a líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes) Nancy (Pelosi) devem nos dar os votos para obtermos mais segurança fronteiriça!", indicou Trump no Twitter.

O ataque a que Trump se referiu em seu tweet aconteceu ontem à noite em um mercado de rua natalino em Estrasburgo. As autoridades francesas buscam freneticamente um suspeito identificado como Chérif C., um suposto jihadista de 29 anos.

Trump se reuniu ontem na Casa Branca com os dois líderes democratas citados e ameaçou paralisar o governo federal por falta de recursos se o orçamento que o Congresso deve aprovar este mês não incluir uma quantia que ele considere suficiente para construir o muro na fronteira com o México.

"Se eu não conseguir o que eu quero, paralisarei o governo. Tenho orgulho de paralisar o governo por causa da segurança fronteiriça", afirmou Trump ontem.

O Congresso deve aprovar novos recursos para o governo federal antes de 21 de dezembro, e Trump exigiu que sejam incluídos nesse orçamento US$ 5 bilhões para a construção do muro na fronteira com o México.

Schumer e Pelosi compareceram ao encontro com Trump com uma oferta de aprovar US$ 1,3 bilhão para a segurança fronteiriça, mas expressaram sua rejeição ao projeto do muro.

Trump insistiu ontem que a construção do muro é necessária porque há uma "emergência nacional" causada pelos imigrantes ilegais e os traficantes de drogas que entram nos EUA.

Primeira Edição © 2011