Mostra Sururu de Cinema tem início nesta quinta

Nona edição do evento chega com grandes novidades

12/12/2018 15:40

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Considerada uma das principais janelas para apresentação de curtas-metragens produzidos em Alagoas, a IX Mostra Sururu de Cinema Alagoano tem início nesta quinta-feira (13), no Cine Arte Pajuçara, em Maceió, com programação até o próximo domingo (16).

De acordo com a produção do evento, a Associação Artística Saudáveis Subversivos, os filmes que compõem a seleção oficial da Mostra apresentam um cenário baseado na diversidade presente em Alagoas. Contemplada pelo Edital Algás Social 2017-2018, a iniciativa também é um momento de reconhecer os melhores trabalhos e, para isso, contará com premiações nas categorias de: melhor filme, Contribuição Artística, Contribuição Técnica, Melhor Performance, Olhar Crítico e melhor filme Júri Popular.

Junto com a exibição de curtas-metragens produzidos no Estado, a Mostra também realiza oficinas e debates sobre a cadeia produtiva, linguagens e narrativas do cinema alagoano e sobre o panorama do cinema nordestino.

“É apostando na soma entre exibição, premiação, formação e debate que a Mostra Sururu pretende ampliar seus horizontes, diversificar seu público e se consolidar como a janela do cinema alagoano e uma das principais iniciativas do cinema nordestino”, declara a organização do evento.

Já na programação da Mostra Sururu Itinerante, que aconteceu no mês de outubro nos municípios de Penedo e Arapiraca como uma prévia da mostra principal, alunos de escolas públicas de cada cidade puderam apreciar montagens de gêneros como ficção, documentário, experimental e animação. As exibições foram realizadas em duas noites em cada município.

Programação

Nesta quinta-feira (13), a solenidade de abertura da IX Mostra Sururu de Cinema Alagoano contará com as primeiras sessões da Mostra Competitiva, um bate-papo com realizadores do evento e a apresentação do show Filme, de Cris Braun e Dinho Zampier.

Curtas-metragens como “Serrote”, fruto do projeto Navi nas Comunidades, também do Edital Algás Social, e de direção coletiva de estudantes da rede pública na comunidade Batingas, em Arapiraca, “Bravo”, “Parteiras”, “A Última Carta”, “Leve A’mar” e “A Porta” serão alguns filmes em exibição ao longo do evento.

Primeira Edição © 2011