Grupamento de fiscalização de trânsito completa um ano

09/12/2018 11:21

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

Em dezembro do ano passado, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) criou o Grupamento de Operações Táticas de Trânsito (GOTT). A iniciativa busca fiscalizar o tráfego de veículos e possibilitar que o ordenamento do fluxo viário seja mantido na capital, resultando em maior mobilidade para ciclistas, pedestres e condutores.

Em esquema de plantão, os 16 agentes que compõem o Grupamento atuam diariamente e também desempenham ações em conjunto com a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e outros batalhões regionais. Nesse primeiro ano de existência, os membros do Grupamento realizaram cerca de 9.750 abordagens, 15.600 autuações e 1.800 remoções de veículos.

“Em regiões como o Centro, Farol, orla marítima e nas proximidades de bancos, hospitais e escolas, notamos que há maior concentração de problemas que prejudicam o fluxo viário. A existência de um grupamento para fiscalizar o trânsito é extremamente importante para atuar em regiões críticas da cidade, onde estão os maiores problemas de fluidez, a exemplo do estacionamento irregular”, comenta o assessor técnico de Trânsito, Wanderson Freitas.

As equipes do Grupamento também atuam em ocasiões em que os organizadores solicitam apoio à Superintendência, como é o caso de eventos esportivo e religiosos, além das obras executadas nas dependências do município de Maceió, que podem causar transtornos no trânsito e à população.

“Com as operações de fiscalização realizadas pela SMTT em locais estratégicos da cidade, notamos que há um maior controle das áreas de estacionamento, de parada e de circulação de pedestres. Deste modo, avaliamos como positiva a designação de uma equipe específica como o GOTT para atuar em áreas que precisam ter fluidez no trânsito garantida”, avalia o titular da SMTT, Antônio Moura.

Primeira Edição © 2011