Parque do Horto oferece lazer e educação ambiental para visitantes

08/12/2018 18:32

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Ao lado do trânsito caótico da Avenida Fernandes Lima, foi reaberto recentemente ao público, o Parque do Horto. Uma Área de Preservação Permanente (APP), com 55 hectares de Mata Atlântica, que se transformou em um espaço de lazer ao ar livre e promoção da educação ambiental.

Localizado atrás da sede administrativa do Ibama, no bairro Gruta de Lourdes, o espaço estava fechado há mais de 15 anos e reabriu as portas através uma cooperação técnica entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), e a Superintendência do Ibama em Alagoas.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Sustentável, Fábio Palmeira, explica que é este modelo de gestão compartilhada que permitiu a reabertura do parque. “Completou dois meses que reabrimos a reserva e isso só foi possível graças a esta parceria entre a Prefeitura e o Ibama. A Prefeitura é responsável pela promoção de eventos na reserva, pela manutenção do espaço e também fiscalização e monitoramento das trilhas, por meio da Guarda Municipal. Já o núcleo de educação ambiental é responsabilidade dos dois órgãos.”

“Por enquanto, estamos funcionando de forma experimental com o objetivo de devolver para a sociedade um espaço de lazer ambiental”, afirmou o representante da Semds. “Essa reserva é no meio da cidade. Quem pode imaginar que ao lado dessa avenida movimentada temos esse espaço de contato com a natureza, com nascentes de água, animais, mata atlântica e onde é possível respirar ar puro?”, completou.

A coordenadora pedagógica de uma escola de educação básica no Tabuleiro do Martins, Mauriceli Barbosa, elogiou a reabertura da reserva. “É muito importante ter espaços como este na cidade. Temos que valorizar e dar visibilidade para iniciativas assim”, afirmou.

“Nós desenvolvemos projetos voltados ao meio ambiente na escola e essa foi a forma que encontramos de reforçar esse aprendizado, trazendo nossos alunos para que eles vissem na prática tudo o que trabalhamos em sala de aula”, destacou Mauriceli.

As alunas do terceiro ano Maria Eduarda, Katarine Sophia, Julia Ferreira e Alice Milena aproveitaram a experiência. “Está sendo muito legal esta tarde aqui no Parque. Hoje aprendi que temos que cuidar da natureza e não podemos maltratar os animais”, afirmou Katarine, de oito anos.

Ao todo, são três trilhas que somam aproximadamente 2,5 quilômetros e possuem graus de dificuldade entre 01 e 03 em decorrência do percurso. Além das trilhas, os visitantes têm acesso à fonte de água mineral e áreas de convívio, com espaços para piqueniques, redário e local para a prática de slackline. Em datas especiais, o Parque recebe food-trucks e apresentações artísticas.

Sábado do Saber Ambiental

O Núcleo de Educação Ambiental do Parque do Horto lançou o projeto Sábado do Saber Ambiental como uma nova atividade para reforçar as ações de educação ambiental. A ideia é levar especialistas em temas ambientais para falar ao público em mesas redondas e palestras com abordagens sobre a fauna e flora em Alagoas. A primeira edição aconteceu em novembro.

Gratuito e sem a necessidade de agendamentos para a participação, o projeto acontecerá sempre no último sábado de cada mês com um especialista convidado, com exceção do mês de dezembro, quando as atividades acontecem no dia 15 devo às festividades de fim de ano.

No dia 15 de dezembro, os convidados são os analistas ambientais Paulo Auto e Patrícia Oliveira, que devem falar sobre a importância dos manguezais e do defeso dos caranguejos Uçá e Guaiamum.

Funcionamento

O Parque do Horto é aberto ao público em geral aos sábados, das 08h às 17h. As terças e quintas são destinadas para a visitação de escolas por meio de agendamentos, que podem ser feitos através do e-mail:  parquemunicipalagenda@gmail.com ou pelo telefone: 98801-3651.

Primeira Edição © 2011