Saúde promove mostra de experiências exitosas no SUS

07/12/2018 17:12

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

Com o objetivo de divulgar e multiplicar pesquisas acadêmicas no âmbito do SUS, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CGDRH) e Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) promoveu a I Mostra de Experiências Exitosas da Comissão de Integração Ensino-Serviço-CIES da I Macrorregião de Saúde. O encontro aconteceu no Centro Universitário Tirantes (Cruz das Almas) e contou com a presença de estudantes, profissionais e representantes da saúde municipal e estadual.

Segundo Katiane Alves, coordenadora do CGDRH da SMS, esse é um projeto antigo e que além de Maceió, contempla também outros 56 municípios que fazem parte da I Macrorregião de saúde. “Muitos alunos ao longo dos anos fazem pesquisas em nossos serviços de saúde e a mostra vem justamente para que eles possam divulgar e multiplicar o que de bom está sendo feito dentro do SUS, principalmente em relação à integração entre ensino, serviço e comunidade. Então, a importância desse momento é compartilhar experiências que possam melhorar a assistência dos usuários, além de proporcionar aos alunos e futuros profissionais uma melhor formação e visão em relação ao SUS”, afirma.

Já para Ednalva Araújo, gerente da Atenção Básica de Maceió, a política de educação permanente promovida pela integração entre ensino, serviço e comunidade é um dos pilares da organização dos processos de trabalho. “Esse diálogo com a academia consegue renovar constantemente a forma como trabalhamos e é um processo que deve ser acolhido dentro das Unidades Básicas, pois é um estímulo para fazer e continuar fazendo iniciativas que fortaleçam a qualidade da assistência. Todas as experiências apresentadas hoje estão relacionadas à qualidade da assistência, principalmente em relação á humanização do serviço”, destaca.

Os trabalhos puderam ser apresentados em duas modalidades: pôster e comunicação oral, que contemplou a apresentação de pesquisas em andamento, experiências exitosas e relatos de experiência. Ao todo, foram apresentados 15 trabalhos orais e 9 pôsters, que abordaram temas como saúde da mulher e da criança, triagem nutricional, saúde mental, fortalecimento da rede de atenção à sífilis, acompanhamento odontológico, atuação de terapeutas ocupacionais, riscos ocupacionais no trabalho, entre outros. Além dos profissionais e estudantes de Maceió, municípios como Campo Alegre, Marechal Deodoro, Junqueiro e Santana do Mundaú também se fizeram presentes.

A mesa de honra do evento foi composta por Sônia Moura, diretora de gestão de planejamento em saúde; José Marinho Júnior, diretor de gestão de pessoas; Fernanda Rodrigues, diretora de Vigilância em Saúde; Robson José da Silva, representante da Sesau; Mônica Melo, coordenadora de pesquisas da Unit; Ednalva Araújo, gerente da Atenção Básica de Maceió e Katiane Alves, coordenadora do CGDRH da SMS.

Relato de experiência

Para a estudante do 7º período de enfermagem da Faculdade Estácio/FAL, Geovanna Ferreira, a mostra é uma oportunidade de que o compartilhamento de experiências enriqueça seus conhecimentos acadêmicos. “Nós trouxemos um relato de experiência sobre as aulas de campo que tivemos durante seis meses no Centro de Assistência Psicossocial (Caps) de Álcool e outras drogas em Maceió e para nós foi muito enriquecedor. Pesquisamos como o serviço age e sua importância no âmbito da enfermagem”, explica.

“Ao entrar para pesquisar o serviço esperávamos um modelo bem tradicional em relação aos atendimentos, de uma perspectiva hospitalar, mas chegando lá foi totalmente diferente do que esperávamos, encontramos um serviço humanizado e que traz para os usuários as políticas de saúde mental como de fato elas devem ser”, completa Geovanna Ferreira, estudante de enfermagem.

Primeira Edição © 2011