Rei da Espanha encoraja a reformar a Constituição para adaptá-la às mudanças

06/12/2018 17:45

A- A+

EFE

compartilhar:

O rei da Espanha, Felipe VI, afirmou nesta quinta-feira a "plena vigência" dos ideais consagrados na Constituição de 1978, embora tenha encorajado a adaptar o texto a "uma Espanha aberta às mudanças", e a fazê-lo com espírito "crítico, mas construtivo".

A Espanha lembrou hoje o 40º aniversário da aprovação da sua constituição democrática com um ato solene no Congresso dos Deputados, no qual participaram os principais poderes do Estado e presidido pelo rei.

No seu discurso oficial, Felipe VI destacou que a Constituição "é a primeira realmente fruto do entendimento e não da imposição, já que não divide os espanhóis, mas os une".

O monarca também lembrou a seu pai, o rei emérito Juan Carlos I, pela maneira "decisiva e determinante" com a qual impulsionou o processo democrático espanhol.

Juan Carlos de Borbón assistiu ao ato solene após um tempo afastado de outras atividades oficiais da Casa Real, embora tenha retornado à agenda institucional para este evento.

A Espanha está vivendo este 40º aniversário da Constituição - que estabeleceu o caminho democrático após a ditadura de Francisco Franco (1936-1975) - com fortes diferenças por questões como a tensão nacionalista na Catalunha e no País Basco, ou as críticas à instituição monárquica por parte de partidos de esquerda e nacionalistas.

O presidente do Governo, o socialista Pedro Sánchez, apostou na recuperação do "espírito de concórdia" de 1978 para um processo de modificação da Constituição. "Reformá-la é reforçá-la", ressaltou na sua conta do Twitter.

Primeira Edição © 2011