Dia de Luta contra a Aids tem ações na Pajuçara

01/12/2018 17:10

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS), Assistência Social (Semas) e Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), participou na manhã deste sábado (01) das ações alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids promovidas pelo Grupo Gay de Maceió (GGM), na Praia de Pajuçara. Com o tema “Viver com Aids é possível, com preconceito não”, o evento reuniu diversos serviços de saúde e prevenção, assistência, direitos, comunicação, controle social, Sine Itinerante, esporte e cultura.

Dentro da programação, a Gerência de IST/HIV/Aids e Hepatites  Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) executou uma série de ações do Dezembro Vermelho, que visam o combate das  Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) por meio da conscientização sobre a importância da prevenção.  “O dia 1 de dezembro marca a luta contra a AIDS e hoje estivemos na Pajuçara para chamar atenção da população para essa causa tão importante para a saúde pública, que ainda afeta as populações de forma indiscriminada”, destacou a coordenadora do programa de DST da (SMS), Teresa Carvalho.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Diretoria de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos, também participou das ações. O órgão levou informações sobre a rede de atendimento às vítimas de violência e divulgou a rede socioassistencial da capital alagoana.

Com serviços do programa Sine Itinerante, a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) também marcou presença no evento.

Após as atividades de prevenção e cidadania, aconteceu o Show da Diversidade com a participação de nomes da música alagoana. A programação artística contou com shows de Fernanda Guimarães e banda, Igbonan Rocha & Samba de Nego, com Elaine Kundera, Negra Gil e Naná Martins, Thiaguinho Pad e Priscila Prill, DJ Jon Davison, As Vingadoras, Melyna Ryos, Trans Show, Bárbara Nagman, Jadson Andrade e Lobão e Banda Cheiro de Calcinha.

Dezembro Vermelho

A programação do Dezembro Vermelho se estende pelas próximas semanas com workshop, encontros, a presença do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) percorrendo vários bairros da Capital, além da intensificação de testes rápidos e ações educativas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A campanha também contará com Audiência Pública conjunta com a Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, que acontece na segunda-feira (3).

Primeira Edição © 2011