A OAB, o tiroteio e os direitos humanos

19/11/2018 16:34

A- A+

Romero vieira Belo

compartilhar:

A Ordem dos Advogados cumpre seu papel ao investigar o episódio em que morreram 11 assaltantes em tiroteio com agentes da Polícia Civil no Serrão alagoano. Compete a sua Comissão de Direitos Humanos ‘apurar’ o que de fato ocorreu e, isto posto, levar seu próprio relato à opinião pública.

Não que uma, digamos, ‘investigação paralela’ possa mudar alguma coisa. A própria OAB sabe que os mortos – todos eles – eram criminosos devidamente fichados na Polícia. Sabe, também, que nenhuma família de bem (daqui, de Pernambuco ou da Paraíba) reclamou perda no confronto em questão. Restaria, pois, esclarecer apenas as circunstâncias do enfrentamento.

Bandido que se preza – todo advogado sabe – não dá moleza pra ninguém. Sob qualquer tipo de ameaça, atira primeiro. E atira pra matar. Não raro, mata policial só por saber tratar-se de um policial. Quem vive no crime, do crime e para o crime não tem medo de morrer. E quem não preza a própria vida não tem nenhum respeito pela de outrem. É o código da bandidagem.

Registre-se que a OAB, como outros órgãos de direitos humanos, foi movida apenas pelo fator quantidade. Marginal troca tiro com a Polícia todo dia, morre e ninguém dá a mínima. Mas 11 de uma vez chama a atenção. Necessário fazer algo, mostrar serviço.

A OAB, no entanto, sabe que ninguém, nenhuma instituição defende mais os direitos humanos do que a Polícia. Os bandidos, mesmo os mortos em confrontos, não são vítimas. Ao contrário, estão sempre prontos para assaltar e fazer vítimas – inocentes. São sujeitos de ações criminosas, implacáveis e impiedosas.

Por isso, a Ordem, no que lhe concerne os direitos humanos, poderia estender sua preocupação, também, aos policiais abatidos nos confrontos com os fora-da-lei.  Não por solidariedade, mas por questão de justiça. Alguém já se preocupou com o drama, o desespero e o destino da família de um policial assassinado?

 

 

COM BOLSONARO

No encontro da semana passada, em Brasília, Bolsonaro deixou de se reunir com alguns governadores (entre eles Renan Filho) por incompatibilidade com as agendas dos gestores estaduais.

 

COM BOLSONARO 2

Em face disso, novo encontro está marcado para a próxima quarta-feira (21) entre o presidente eleito e os governadores do Nordeste, quando serão tratados assuntos de interesse da Região.

 

ALIADOS QUEREM ALMEIDA NA SUCESSÃO DE 2020

Um dos melhores prefeitos de Maceió, o deputado federal Cícero Almeida perdeu a reeleição (em outubro), perdeu o mandato (na semana passada), mas não perdeu o ânimo de lutar. Aliados seus garantem que, apesar desses reveses, Almeida deverá disputar a eleição municipal de 2020. Os mais otimistas acham que ele tentará a Prefeitura maceioense, mais uma vez.

 

PARTO DIFÍCIL

Com 28 anos de Câmara, Bolsonaro sabe que não é fácil eleger o presidente da Casa. Se dependesse da vontade do presidente eleito, o novo dirigente sairia das fileiras do PSL. Não depende.

 

PARTO DIFICIL 2

A escolha do sucessor de Rodrigo Maia (ou do próprio) passa por acordos e composições e vai depende do posicionamento do ‘centrão’ e de bancadas como a evangélica e a ruralista. Por aí.

 

MARX APLAUDE AGENTES DO TIROTEIO NO SERTÃO

Reeleito deputado federal – após perder espaço para concorrer ao Senado – Marx Beltrão tem opinião formada sobre a atuação dos policiais que, recebidos à bala, mataram 11 assaltantes durante tiroteio no Sertão alagoano: “Merecem ser condecorados”. Para Beltrão, ao medir forças com bandidos fortemente armados, os agentes da Segurança Pública exibiram coragem, arriscaram suas vidas e cumpriram a missão de defender a sociedade alagoana.

 

VAI VETAR?

Michel Temer tem demonstrado que governa sem medo de críticas ou retaliações. Foi assim, por exemplo, quando lutou de peito aberto para aprovar a ‘indigesta’ reforma da Previdência.

 

VAI VETAR? 2

Isso acende a esperança de que o presidente, em cima da hora (no próximo dia 28) vete o projeto que reajusta o salário dos ministros do STF e aumenta a despesa com pessoal dos estados em 16%.

 

QUERIAM O QUE DO PRESIDENTE BOLSONARO?

Jair Bolsonaro tem avançado e recuado em algumas decisões para formação do próximo ministério. Petistas e afins criticam, como se tal não tivesse acontecido com Lula e Dilma. Com um detalhe: o presidente eleito passou os meses de setembro e outubro se recuperando do atentado sofrido em Juiz de Fora. Ou seja, não tinha ‘cabeça’ nem clima para formatar seu projeto de governo.

 

MÍDIA É ISSO

Em 2016, o resultado do PIB de Alagoas ficou em -1,4%, portanto acima da média nacional, que foi de -3,3%. Então, você tem duas maneiras de divulgar o desempenho alagoano.

 

MÍDIA É ISSO 2

Poderá dizer, no título da matéria, que o PIB de Alagoas ficou acima da média do registrado no resto do Brasil. Ou, pode assinalar que foi negativo, apesar de superior à média nacional.

Primeira Edição © 2011