Adolescentes vão discutir redução de desigualdades

18/11/2018 14:03

A- A+

Ascom Semed

compartilhar:

Adolescentes de diversos segmentos sociais participam de uma programação especial do projeto Plataformas de Centros Urbanos (PCU), desenvolvido pelo município de Maceió com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef). No próximo dia 23 acontece o Pré-diálogo PCU/ Unicef com a participação de pelo menos 70 adolescentes, divididos entre estudantes, usuários Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e jovens em situação de rua.

Marcado para acontecer no auditório do Sebrae, das 8h às 17h, o Pré-diálogo vai debater opiniões que serão levadas pelos próprios para o Diálogo PCU/ Unicef, evento principal, que acontece nos dias 27 e 28. A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Angelina Araújo, explica que o evento é fruto do convênio firmado desde 2012 com o Município, com participação do Estado. “O foco do projeto é reduzir as desigualdades sociais, que atingem crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade na capital”, afirmou.

A programação completa envolve, além da Semed, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

PCU

A PCU é uma iniciativa do Unicef desenvolvida desde 2008 para promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades intramunicipais nas capitais brasileiras. A 3ª edição da Plataforma, que vai de 2017 a 2020, está presente em  Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Cerca de 9 milhões de jovens estão inseridos no projeto, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o avanço das políticas públicas adotadas pelo Brasil nas últimas décadas, o País tem conseguido salvar a vida de milhares de crianças na primeira infância.

Primeira Edição © 2011