Maceió Rosa: Cras Área Lagunar recebe ações nesta terça

15/10/2018 15:16

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

As ações de prevenção do câncer de mama do Maceió Rosa chegam nesta terça-feira (16) ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar, localizado no bairro da Ponta Grossa. As mulheres da região terão acesso, a partir das 8h, a ações de saúde, assistência social e lazer.

A programação faz parte da campanha internacional Outubro Rosa e promove atividades de conscientização para a luta contra a doença que no Brasil, somente em 2018, registrará quase 60 mil novos casos, com mais de 14 mil mortes, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Haverá a liberação de requisições para os exames de mamografia e citologia, aferição da pressão arterial, teste rápidos com a presença de uma médica, orientações e palestras socioeducativas sobre a prevenção de doenças, focando no câncer de mama. Acontece ainda atendimento de assistência social, apresentações artísticas e sorteio de camisetas da campanha Maceió Rosa, além de outras atividades.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vem participando ativamente das ações do Maceió Rosa. Os equipamentos sociais estão trabalhando a temática com os grupos referenciados.

Fernão Velho

No Cras Fernão Velho, o último encontro do grupo de mulheres foi marcado por atividades de orientações e alertas sobre o câncer de mama. O intuito das ações é fortalecer a causa e informar a comunidade sobre a importância dos exames de prevenção.

Em parceria com a unidade de saúde do bairro, as usuárias do Cras e os técnicos de referência participaram de uma roda de conversa e discutiram a importância dos exames preventivos, os riscos e como se pode ter acesso ao tratamento. As mulheres passaram por sessão de alongamento e fizeram uma mobilização pelo bairro, com todas vestidas de rosa.

De acordo com a coordenadora do Cras Fernão Velho, Adriane Isabel, a ação contou com 30 mulheres e teve o objetivo de orientar os usuários do Centro de Referência sobre a luta contra o câncer. “Já estamos realizando essa articulação no Cras com a Saúde há duas semanas, porque esse é um assunto que devemos sempre estar reforçando. É em ações como essa que as mulheres são orientadas e se tornam multiplicadoras da informação na comunidade”, disse.

Primeira Edição © 2011