Semana do Trânsito segue com atividades

20/09/2018 16:48

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

Como parte da Semana Nacional do Trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou, nesta quinta-feira (20), palestras para operários da construção civil de Maceió, que utilizam a motocicleta como meio de locomoção. O objetivo da ação é alertar sobre as imprudências que colocam em risco a vida da população.

Nas palestras, os trabalhadores puderam sanar dúvidas acerca das leis de trânsito e se conscientizar dos riscos que estão expostos diariamente.

“Esta ação com motociclistas é realizada o ano todo, mas está sendo intensificada nesta semana tão importante que é Semana Nacional de Trânsito. O resultado é muito satisfatório e ajuda a salvar vidas”, pontuou a diretora de Educação para Trânsito e Mobilidade, Juliana Normande.

A SMTT seguirá com a mobilização até o dia 25 de setembro, distribuindo brindes e levando orientações ao público com o intuito de construir um trânsito mais seguro em Maceió.

Trânsito para todos

Desde o início da Semana Nacional do Trânsito, muitas ações de conscientização foram realizadas na capital. Na terça-feira (18), a equipe de Educação do órgão esteve na Avenida Fernandes Lima, em frente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde realizou uma blitz educativa destinada aos condutores do transporte coletivo e de táxis.

Durante a ação, cerca de 100 táxis e 13 ônibus foram abordados. O público recebeu brindes e dicas sobre a importância de não utilizar o celular enquanto dirige e não conversar com terceiros, já que como profissionais do trânsito, os motoristas de ônibus e taxistas devem dar o exemplo para passageiros e pedestres.

Na quarta-feira (19), as ações foram destinadas ao público infantil nas instalações da Superintendência. Cerca de 170 crianças de escolas da capital puderam aprender de forma lúdica sobre as leis de trânsito. Na ocasião, os pequenos puderam interagir com agentes da SMTT para entender a importância de se fiscalizar as irregularidades nas vias e noções de como se comportar enquanto pedestres e ciclistas. Os alunos também conheceram de perto como funcionam as viaturas utilizadas na fiscalização.

“Nós compreendemos que é uma semana extremamente importante, que acontece em datas emblemáticas e que fazem referência à faixa etária que mais se envolve em acidentes, dos 18 aos 25 anos. Nossa equipe de Educação elaborou uma programação diversificada para atender e conscientizar diversos públicos”, detalha o gestor da SMTT, Antônio Moura.

Confira a programação da semana:

21 de setembro – Evento no Hotel Jatiúca. Será realizada uma reunião com a Associação das SMTTs do Estado de Alagoas (Aseal).

22 de setembro – “Dia mundial sem carro”. Este dia será comemorado com a realização do Projeto Escolinha Bike, no Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas, a partir das 14h. A atividade contemplará as crianças, ensinando-as a pedalar com segurança.

24 e 25 de setembro – Simpósio “O papel da justiça na educação de trânsito”. Uma série de palestras que serão realizadas pela equipe do Patrulhamento Rodoviário, na Casa da Indústria, localizada na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol.

Primeira Edição © 2011