Secretário se reúne com Organização Mundial de Turismo

14/09/2018 17:52

A- A+

Ascom Semtur

compartilhar:

Durante agenda em Brasília, o titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Jair Galvão, participou de uma reunião com representantes da Organização Mundial de Turismo (OMT), nessa quinta-feira (13), para conhecer e discutir programas de qualificação desenvolvidos pela entidade, voltados para destinos turísticos. O encontro é estratégico para parcerias futuras com a Prefeitura de Maceió, a fim de contribuir para o fortalecimento do turismo municipal por meio da melhoria de processos de gestão interna.  

Como vice-presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), o gestor fez a interlocução para aproximar a OMT, por meio da Fundação Themis, da diretoria que representa os destinos turísticos brasileiros, com a intenção de fomentar as políticas municipais do setor no território nacional e contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade dos municípios.

Entre os programas apresentados pelos representantes da organização internacional, o Quest se destaca entre as metodologias aplicadas aos processos de governança dos destinos turísticos. Com foco na qualidade e excelência das organizações de gestão municipais, a ferramenta estratégica é voltada para a melhoria de processos internos e fortalecimento de instituições municipais ligadas ao turismo.

Segundo o secretário, o encontro foi uma oportunidade de aproximar Maceió de especialistas internacionais que podem contribuir para governanças municipais mais fortes e coesas no Brasil, alinhadas às políticas nacionais de turismo.

“A reunião foi muito produtiva para conhecer programas, discutir possibilidades e viabilidades para parcerias futuras. O Turismo de Maceió tem conquistado importantes avanços no setor, com indicadores favoráveis e crescentes ao longo dos anos e, por isso, a Prefeitura procura sempre profissionalizar o destino, com estratégias que venham fortalecer institucionalmente o município”, disse o gestor.

A agente do OMT no Brasil, Marcela Pimenta, destacou a importância do contato com a Anseditur e o destino Maceió. “Certamente é um destino preparado para receber nosso programa, que funcionaria muito bem. O contato com a Anseditur é de grande importância para a OMT, por ser uma associação legítima de municípios turísticos brasileiros. A oportunidade permitiu identificar oportunidades conjuntas e a sinergia entre as entidades”, disse.

O titular da Semtur também se reuniu com representantes do Ministério do Turismo para alinhar questões relacionadas a convênios e contratos de repasses entre a Prefeitura de Maceió e o governo federal.

Os representantes da OMT estiveram em Brasília para participar de seminário internacional com foco em educação superior e turismo, realizado pelo MTur e Ministério da Educação. Além da agente da OMT no Brasil, participaram do encontro com o secretário o diretor da Fundação Themis, Omar Valdez, e o professor universitário do México e auditor do programa TedQual da OMT, Victor Chalé.

Primeira Edição © 2011