"O Grande Circo Místico", de Cacá Diegues, representará o Brasil no Oscar

12/09/2018 17:03

A- A+

EFE

compartilhar:

Após estrear com boas críticas no Festival de Cannes, "O Grande Circo Místico" será o representante do Brasil na disputa por um lugar entre as cinco produções que concorrerão pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2019.

O filme de Cacá Diegues foi escolhido nesta terça-feira em uma lista de 22 longas por uma comissão de sete especialistas indicados pela Academia Brasileira de Cinema para definir o candidato.

"O filme de Cacá é um filme com valores de produção muito representativos e que traz poesia para os dias atuais, traz magia", disse à Agência Efe a presidente da comissão selecionadora, Lucy Barreto.

A adaptação cinematográfica de um poema de Jorge de Lima, que conta a história de uma família que dirige um circo ao longo de cinco gerações, surpreendeu os festivais internacionais e conquistou a crítica especializada.

Além de tentar uma vaga no Oscar 2019, "O Grande Circo Místico", uma coprodução entre Brasil, Portugal e França, foi exibido com boas críticas em Cannes e na última edição do Festival de Gramado.

"Cinema é uma coisa muito difícil. Você tem que fazer um bom filme e ele tem que chegar na hora certa. E esse é o momento do 'Circo Místico'", acrescentou Lucy Barreto.

O filme, que deverá chegar aos cinemas brasileiros em novembro, conta a história da família austríaca proprietária do Circo Knieps desde 1910 até os dias atuais.

Antes de ganhar uma versão na grande tela, o poema de Jorge de Lima foi posto em cena no teatro em formato de musical em 1983, e deverá ser adaptado para uma série de TV nos próximos anos.

A última vez que um filme brasileiro foi escolhido entre os cinco indicados aos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood foi em 1999, com "Central do Brasil", quando a atriz Fernanda Montenegro também foi indicada ao prêmio de melhor atriz.

A lista completa com todos os indicados para concorrer ao Oscar 2019 será anunciada pela Academia de Hollywood no próximo dia 22 de janeiro e a cerimônia de premiação acontecerá pouco mais de um mês depois, em 24 de fevereiro, em Los Angeles.

Primeira Edição © 2011