Jovens vivem novas experiências em desfile cívico

10/09/2018 19:55

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Cerca de 80 jovens atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) viveram novas experiências com lições de nacionalismo, patriotismo, civismo e cidadania, ao participarem do desfile cívico de 7 de Setembro. Eles fazem parte do projeto de Escoteiros Florestais e Bombeiros Mirim, desenvolvidos em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, localizado no bairro Prado.

De acordo com a coordenadora do Cras, Djane Pacheco, as crianças e adolescentes que fazem parte dos projetos passaram semanas ensaiando para o desfile de 7 Setembro, bem como trabalhando os temas civismo e cidadania para entender a importância da data. “Para alguns foi a primeira experiência de participar do desfile e isso trouxe muita expectativa. Eles se prepararam para se apresentar e fizeram bonito diante das centenas de pessoas que acompanharam o desfile no bairro de Jaraguá”, disse.

semas-desfile-civico-cras-6

Grupo de Escoteiros Florestais participa pela segunda vez de Desfile Cívico (Foto: Ascom Semas)

Para os jovens que participam do grupo de Escoteiros Florestais, coordenado pelo oficial da Polícia Militar, tenente-coronel Luiz Fidelis, esta foi a segunda oportunidade de participar do desfile. Já os jovens inscritos no Bombeiros Mirim deste ano, foi momento único, de muita emoção.

Nos dois projetos, as crianças e adolescentes são acompanhados pelo Cras, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde são trabalhadas as desigualdades sociais através do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. “Com o grupo de Escoteiros Florestais e Bombeiros Mirim, eles têm aprimorado o conhecimento em diversas áreas como primeiros socorros, educação ambiental, civismo, prevenção a acidentes domésticos e combate às drogas, contribuindo para a redução das desigualdades”, complementou Djane.

No bairro Santos Dumont, as crianças e adolescentes atendidos no Cras Santos Dumont também desfilaram pelas ruas homenageando a Independência do Brasil. O desfile aconteceu em conjunto com as escolas do bairro, Bombeiro Civil e desbravadores.

“Os Cras são a porta de entrada para os serviços socioassistenciais nas comunidades de Maceió. A participação das pessoas atendidas por estes equipamentos sociais nos desfiles ajuda a fortalecer os vínculos com as comunidades e o sentimento de pertencimento, contribuindo para a redução das desigualdades”, destacou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

Primeira Edição © 2011