Ibope exibe Renan Filho consolidado e confirma dados da pesquisa Ibrape

Governador teria hoje 65% dos votos válidos, enquanto o senador Collor ficaria com 31%, conforme o levantamento do Ibope

17/08/2018 06:45

A- A+

Primeira Edição Impresso

compartilhar:

A primeira pesquisa Ibope sobre a sucessão em Alagoas mostra que a entrada do senador Fernando Collor (PTC) na disputa não mexeu com as intenções de voto atribuídas ao governador Renan Filho (MDB), que postula a reeleição.

Com maior abrangência, a sondagem do Ibope revela Renan Filho com 46% dos votos, enquanto Collor aparece com 22%, o que não apenas confirma a fidelidade dos números da pesquisa Ibrape, divulgada durante a semana, na qual o governador tem 44% e o senador Collor 41%, como mostra o candidato do MDB com mais intenções de voto: 46% contra 44%.

Analistas políticos avaliam que a posição de Renan Filho, exibida na pesquisa Ibope, emite sinais claros de ‘consolidação’, pois é uma repetição, melhorada, de resultados de dezenas de pesquisas que já foram realizadas nos últimos dois anos.

Considera-se também que o argumento de que Collor está ‘largando’ com 22% (conforme o Ibope) é pouco consistente levando-se em conta que os dois postulantes são muito bem conhecidos da população alagoana e que o ex-presidente da República já é conhecido do público como candidato ao governo desde o dia cinco deste mês.

Observadores da cena política alagoana entendem que a grande dificuldade de Fernando Collor – conseguir tirar votos do principal adversário – resulta do fato de que ele anunciou sua candidatura ‘em cima da hora’, ou seja, com o cenário político definido, com os líderes políticos e candidatos devidamente posicionados, e portanto, com um cenário ‘quase consolidado’.

A pesquisa Ibope mostra um dado da maior relevância e que ajuda o leitor a entender melhor os números do levantamento: considerando apenas os ‘votos válidos’ (os que contam no processo eleitoral), Renan Filho tem 65%, enquanto Collor está com 31% - excluindo-se votos nulos e brancos.

Encomendada pela TV Gazeta de Alagoas, a pesquisa do Ibope teve o resultado divulgado na quinta-feira (16)

A pesquisa Ibope, com a margem de erro de 3% para mais ou para menos, mostra que, se as eleições fossem hoje, Renan Filho teria entre 49% e 43% das intenções de votos. Collor ficaria teria entre 25% e 19% dos votos.

Os demais candidatos obtiveram os seguintes resultados: Josan Leite (PSL) tem 2% das intenções, Basile Christopoulos (PSOL) aparece com 1%., enquanto Melquezedeque Farias Rosa, do PCO, não pontuou.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o número AL-00461/2018.

 

Pesquisa estimulada

 

Renan Filho (MDB) - 46%

Collor (PTC) - 22%

Basile (PSOL) - 1%

Josan Leite (PSL) - 2%

Melquezedeque Farias (PCO) - 0%

Brancos/Nulos - 22%

Não sabe/não opinaram - 7%

 

Só votos válidos

 

Renan Filho - 65%

Collor - 31%

Basile - 1%

Josan Leite - 3%

Melquezedeque - 0%

 

 

IBOPE-SENADO

 

Com Renan em 1º e Benedito em 2º lugar,

Cunha e Quintella disputam 3ª colocação

 

Se a batalha pelo governo não apresentou mudança em relação a pesquisas anteriores, a disputa mais acirrada, visando às duas vagas de senador, permanece com o cenário inalterado, segundo os números levantados pelo Ibope.

O senador Renan Calheiros (MDB), que concorre à reeleição, lidera a corrida com 33% das intenções de voto, seguido do senador Benedito de Lira (PP), que igualmente busca a renovação do mandato, com 25%.

Mais atrás, brigando pela 3ª posição, aparecem o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), com 19% e, coladinho, o deputado federal Maurício Quintella (PR), com 18% das intenções, configurando empate técnico

Os demais concorrentes estão assim: Sérgio Cabral (PATRI) com 10%; Cícero Albuquerque (PSOL) com 7%; Policial Federal Flávio Moreno (PSL) com 5%; Flávia Pires de Melo (PCO) com 4%; enquanto Osvaldo Maciel (PCB) tem 2%. 

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas sob o número de identificação AL-00461/2018. Foram ouvidas 812 pessoas, entre os dias 13 e 15 de agosto. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada, considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

 

PRESIDÊNCIA

Segundo o Ibope, os principais candidatos à presidência da República aparecem com os seguintes números: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 53% das intenções de voto em Alagoas. Em seguida, pontuam Jair Bolsonaro com 17%; Marina Silva com 7%; Ciro Gomes com 4%; enquanto Geraldo Alckmin aparece com 3%. Os demais candidatos oscilaram de 0% a 1%. Brancos e nulos somam 11% e não sabe/não responderam, 6%.

Primeira Edição © 2011