Trump acusa China e UE de manipularem suas divisas e reitera críticas ao Fed

20/07/2018 15:45

A- A+

EFE

compartilhar:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou nesta sexta-feira a União Europeia (UE) e a China de manipularem suas divisas e insistiu em suas críticas à política de aumento das taxas de juros do Federal Reserve (Fed), o banco central americano.

"China, UE e outros estiveram manipulando suas divisas e baixando suas taxas de juros, enquanto os Estados Unidos estão elevando as suas e o dólar fica mais forte a cada dia, o que reduz nossa competitividade. Como é habitual, não é um campo equilibrado", criticou Trump no Twitter.

A postagem de Trump na rede social aconteceu depois da exibição de uma entrevista na qual ele ameaçou a China com a imposição de tarifas a todos os seus produtos no valor de US$ 500 bilhões.

Trump também criticou nesta quinta-feira a política monetária do banco central americano devido aos aumentos recentes dos juros adotados pela instituição.

"Se aproxima o pagamento da dívida e nós subimos os juros. É sério?", questionou hoje o presidente.

As declarações de Trump supõem uma ruptura com a tradicional postura presidencial de respeitar a independência do banco central e não comentar sua política monetária.

A respeito das críticas à UE e à China, estas acontecem no contexto da guerra comercial iniciada recentemente por Washington, que adotou uma política protecionista com a aplicação de tarifas a seus parceiros comerciais.

Essas medidas levaram os europeus a tomarem medidas similares contra a economia americana e a China apresentou uma denúncia formal na Organização Mundial do Comércio (OMC).

"Os EUA não deveriam ser penalizados por estarem indo tão bem (...). Deveria ser permitido que os EUA recuperassem o que perderam devido à manipulação ilegal de divisas e a PÉSSIMOS acordos de comércio", concluiu Trump em outra mensagem.

Primeira Edição © 2011