Turismo: vacinação é reforçada para profissionais

Ação visa realizar uma atualização contra a Tríplice Viral

09/07/2018 19:47

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Para manter Maceió fora da área de ocorrências do sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Imunização, iniciará uma Intensificação Vacinal contra a doença no trade turístico da orla marítima de Maceió, a partir desta quarta-feira (11).

A intenção da ação é realizar uma atualização de vacinação contra a Tríplice Viral dos profissionais envolvidos com o Turismo em Maceió, prevenindo o surgimento do sarampo, rubéola e caxumba, evitando a reintrodução do vírus no município. O público alvo são todos os profissionais envolvidos com o setor, como trabalhadores da rede hoteleira, bares, restaurantes, taxistas, motoristas de aplicativo, jangadeiros, rodoviária, porto e aeroporto de Maceió.

A gerente de  Imunização da SMS, Eunice Amorim, contou que desde 1999 não há registros da doença em Maceió, mas para isso continuar acontecendo é fundamental manter a imunização atualizada. “As pessoas, às vezes, pecam por achar que por não termos casos, não é necessário se vacinar. Mas, para manter livre da doença, a gente precisa manter elevadas coberturas de vacinação”, explicou.

Eunice destaca ainda a importância dos pais manterem o calendário de vacinação de seus filhos atualizados, e, ao mesmo tempo, também ficarem atentos aos seus, visando prevenir o surgimento de doenças já erradicadas na cidade.

A intensificação conta com a parceira do Sindicato dos Taxistas, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares De Alagoas (SHRBS), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel) e Sindicato dos motoristas de aplicativo de Maceió.

O que é o sarampo e como prevenir?

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados.

A doença pode ser prevenida por meio da imunização com a vacina Tríplice Viral, indicada para crianças a partir de um ano de idade, adolescentes e adultos de até 49 anos.

A vacina Tríplice Viral está disponível para a população, conforme calendário básico de vacinação, em todas as salas de vacina de Maceió.

Primeira Edição © 2011